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‘Kombi elétrica chinesa’? Geely traz ao Brasil vans com até 386 km de autonomia, 11 m³ de carga e carregamento rápido

Fabricante chinesa de comerciais elétricos Geely estreia no país com linha voltada para entregas urbanas e frotas corporativas, apostando em desempenho, tecnologia embarcada e soluções de recarga rápida.

A marca Farizon, ligada ao conglomerado automotivo Geely, desembarca no Brasil em setembro de 2025 com uma linha totalmente elétrica composta por duas vans e um caminhão leve.

Com distribuição exclusiva pelo Grupo Timber, as novidades reforçam a presença chinesa no crescente mercado nacional de veículos comerciais elétricos.

Van elétrica V6E: solução urbana com bom custo-benefício

O lançamento é centrado na V6E e na SuperVAN — esta em duas versões —, além do caminhão H9E, configurando um plano integrado para operações urbanas e de média distância.

V6E atua como porta de entrada para frotas urbanas, medida em 4,84 m de comprimento, 1,985 m de altura e espaço útil de 6 m³.

Capaz de transportar 1.150 kg, tem motor traseiro monofásico de 136 cv e bateria de íon-lítio-fosfato de 81 kWh, com autonomia de até 285 km no ciclo WLTC — resultados Inmetro estão em fase de homologação.

Ela apresenta painel digital, central multimídia com Apple CarPlay, ar-condicionado digital e recursos de segurança avançados, como alerta de permanência em faixa.

Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro.
Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro. (Imagem: quatro rodas)

Tem ainda seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport) e câmeras de ré.

As portas são pensadas para logística urbana: porta deslizante do lado direito e traseira que abre até 270°.

No quesito recarga, aceita carregamento rápido DC de até 41 kW (10–80% em cerca de 30 minutos) e carregamento AC via wallbox de 6,6 kW (0–100% em cerca de seis horas).

velocidade máxima é limitada a 110 km/h.

SuperVAN oferece mais espaço, força e tecnologia

Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro.
Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro. (Imagem: quatro rodas)

Para demandas mais robustas, a SuperVAN chega em duas dimensões e configurações robustas:

  • Versão média: 4,99 m x 1,98 m x 2,18 m, 7,9 m³, capacidade de carga de 1.265 kg
  • Versão estendida: 5,49 m x 1,98 m x 2,50 m, 11,2 m³, carga de até 1.170 kg

Ambas têm motor de 231 cvbateria de 82,8 kWh e autonomia de até 386 km no ciclo WLTP — cerca de 300 km conforme dados previstos pelo Inmetro.

velocidade máxima atinge 135 km/h.

Esse utilitário está equipado com uma série de tecnologias: piloto automático adaptativo, câmera 360°, painel de 7 ”, central de 12,3 ”, faróis full-LED, frenagem automática de emergência, detector de ponto cego e assistente de permanência em faixa.

Projetada sobre arquitetura by‑wire (drive-by‑wire), elimina o pilar B, proporcionando acesso amplo lateral — ideal para cargas volumosas.

Aceita carregamento DC de até 100 kW (20–80% em cerca de 36 minutos) e AC de até 22 kW.

Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro.
Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro. (Imagem: quatro rodas)

Caminhão elétrico H9E: ideal para operações urbanas

H9E, caminhão leve da marca, compõe o trio com duas configurações:

  • 6 t: 5,99 m, 21 m³, voltado a frotas urbanas sujeitas a restrições de circulação
  • 8 t: 7,99 m, 31 m³, projetado para operações menos restritivas

Ambos equipam motor de 190 cv e 42,3 kgfm de torque, com baterias de 100,5 kWh.

O alcance estimado é de 324 km no ciclo WLTC.

A recarga pode ser feita via AC (22 kW) e DC (até 100 kW).

Dispõe de frenagem eletrônica com Auto Hold, airbags duplos, painel de 12 ”, ADAS básicos e sistema V2L (para alimentar equipamentos externos).

Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro.
Farizon estreia no Brasil com vans e caminhão elétricos, destacando autonomia, carga útil e recarga rápida. Lançamento é em setembro.

Rede de concessionárias e suporte técnico

As primeiras unidades Farizon — cerca de 200  veículos — serão distribuídas em sete pontos do Grupo Timber nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste (PR, SC, RS, MS, MG).

A Timber também inaugura revenda própria em Curitiba e planeja abrir unidade em São Paulo — além de oferecer oficinas móveis.

O plano para 2026 é ampliar para 1.000–1.200 unidades.

Os planos de manutenção seguem periodicidade de 10 mil km (V6E) e 30 mil km (SuperVAN e H9E), com valores tabelados.

A garantia é de seis anos para baterias e três anos para o  veículo completo.

Farizon aposta no avanço da mobilidade elétrica no transporte urbano

A chegada da Farizon ao Brasil reforça o movimento de descarbonização do setor logístico urbano.

A marca, pioneira entre chinesas focadas em veículos comerciais elétricos e com forte presença na China — mais de 124 mil unidades vendidas em 2024, representando cerca de 20% do mercado — amplia as opções além de Mercedes, Ford, BYD e JAC.

frota elétrica atrai frotistas e locadoras justamente pela proposta de baixo custo total de propriedade (TCO).

De acordo com a Timber, os preços serão competitivos — especialmente para a V6E —, embora ainda não tenham sido divulgados.

Você acredita que a Farizon pode acelerar a adoção de veículos comerciais elétricos no Brasil, especialmente em cidades com restrições à circulação de veículos a diesel?

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

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