×

Toyota Corolla Cross 2026 encara o rival Jeep Compass; saiba qual dos SUVs vence

Modelo da marca japonesa recebe mudanças para melhor e o rival está para ter novidades

A Jeep sempre foi sinônimo de aventura sobre rodas, mas acabou perdendo tempo e espaço no mercado brasileiro, ainda mais com a invasão de várias marcas chinesas e seus SUVs modernos por preços atraentes. E não apenas isso, também deixou os japoneses começarem a dar trabalho.

Neste comparativo entre Jeep Compass Longitude (R$ 211.990) e Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 219.890) fica claro o quanto a marca-norte americana ficou defasada no Brasil, com a atual geração do SUV médio, que já foi referência no segmento, ao lado do mais atualizado rival, com algumas melhorias importantes e com versão eletrificada. 

Claro que este jogo pode virar a favor da Jeep, que já tem em curso um plano de reação que vai começar com a versão híbrida leve do Compass esperada para o ano que vem. Mas, por enquanto, apesar do SUV da marca norte-americana ainda ter qualidades, o concorrente da Toyota acaba se saindo um pouco melhor.

TOYOTA É BEM MAIS ECONÔMICO NA CIDADE

Toyota Corolla Cross com freio de estacionamento eletrônico e banco do motorista com regulagens elétricas
 Imagem: Divulgação

Começando pelo estilo, a frente do Corolla Cross está mais atual com a recente reestilização que o deixou com cara de carro elétrico. O logo azulado da marca japonesa deixa claro que se trata de uma versão híbrida, com sistema que funciona bem regenerando energia do movimento das rodas e dos freios para carregar as baterias que alimentam o motor elétrico de 72 cv usado de forma alternada com o a combustão, de 122 cv.

No dia a dia, principalmente na cidade, o Corolla Cross XRX Hybrid se mostrou econômico, chegando a fazer 16,6 km/l de gasolina, conforme dados do Inmetro, ante apenas 10,1 km/l do Compass com motor 1.3 turboflex, de bem dispostos 176 cv. Na estrada, a vantagem de consumo do Toyota diminui bastante, já que o motor 1.8, com ciclo Atkinson, precisa entrar em ação a maior parte do tempo. 

Como o tanque do Compass é bem maior que do Toyota (36 litros ante 55 do Jeep), a autonomia na estrada do Compass acaba sendo maior, beirando os 670 km com gasolina, ante 504 km do Corolla Cross, tomando como base os dados de consumo do Inmetro. 

Jeep Compass já está pedindo mudanças, que começarão a chegar em 2026, com a versão híbrida leve
Imagem: Divulgação

O desempenho do Compass também é melhor, tanto em aceleração quanto na máxima, fazendo de 0 a 100 km/h em 10,3 s e atingindo 206 km/h, ante 13s e 170 km/h do rival, respectivamente. Mas o Toyota tem mais assistências ao motorista e mostra um nível de conforto ligeiramente superior, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades e piso e com comodidades como a inclinação dos encostos dos bancos traseiros. 

Na hora de acomodar a bagagem no porta-malas (com tampa motorizada), o Corolla Cross 440 litros, ante 410 litros do Jeep e facilita a vida na hora de estacionar com câmera de ré de 360 graus, além de sensores tanto no para-choque traseiro quanto no dianteiro. O nível de segurança no Toyota também agrada mais por ter, entre outros itens, chamada de assistência de emergência e assistência na recuperação veícular.

Outras comodidades que contam pontos a favor do Corolla Cross ficam por conta da central multimídia atualizada e do carregador de celular por indução, bem posicionado no console central. Agora com freio de estacionamento eletrônico na linha 2026, além de mais eficiente, abriu espaço para mais porta-objetos no interior.

O Compass continua quase sem novidades, tanto por dentro quanto por fora. Neste versão Longitude, porém,.chama atenção o sistema de som com subwoofer no porta-malas, com aval da Beats, além dos hastes atrás do volante para trocas de marcas sequenciais, o que condiz com o desempenho melhor do SUV da Jeep. 

VEREDICTO

O Toyota Corolla Cross híbrido vence este comparativo, mas a resposta da Jeep está a caminho, primeiramente com a versão híbrida leve, que chega em 2026, com alguns retoques no desenho e, posteriormente, lá para 2027, com a nova geração.

Com conjunto mais eficiente e atual, o modelo da marca japonesa receber melhorias recentes que também fizeram a diferença no resultado. 

Toyota Corolla Cross leve 420 litros de bagagem no porta-malas ante 410 litros do rival da Jeep
Imagem: Carlos Guimarães

FONTE: AUTOO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp