Conselheiro Lafaiete (MG) – A Vigilância Sanitária Municipal divulgou um comunicado oficial nesta segunda-feira (7) para desmentir uma mensagem falsa que vem circulando nas redes sociais. O conteúdo da fake news afirma, de forma equivocada, que um grupo de pessoas, identificado como “aidéticos”, estaria abordando cidadãos para realizar testes de glicemia e, supostamente, transmitindo o vírus HIV em vias públicas e atribui falsamente o alerta à própria Vigilância Sanitária.
De acordo com a nota, não há qualquer orientação, ocorrência ou comunicado oficial sobre esse tipo de situação, tampouco evidências científicas que sustentem a alegação.
“Essa mensagem é completamente falsa e não tem qualquer relação com este setor. Trata-se de uma fake news sem fundamento, que pode causar pânico desnecessário na população”, informou a Vigilância.
O órgão reforça que todas as informações verdadeiras e verificadas são divulgadas exclusivamente pelos canais institucionais da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, como site oficial e redes sociais verificadas.
A Vigilância orienta a população a não compartilhar mensagens de procedência duvidosa e buscar sempre a confirmação por meios oficiais. A propagação de notícias falsas, especialmente envolvendo temas de saúde pública, além de irresponsável, pode gerar desinformação, medo e prejuízo à confiança nos serviços de saúde.