A aposentadoria imediata pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser um alívio para muitos brasileiros. O sistema permite que, ao ser diagnosticado com certas doenças, o beneficiário receba sua aposentadoria por invalidez sem precisar comprovar um tempo mínimo de contribuições. Isso se aplica a pessoas que enfrentam doenças graves que afetam severamente sua capacidade de trabalho.
O INSS garante aposentadoria imediata para pessoas acometidas por doenças como:
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase;
- Transtorno mental grave, desde que esteja cursando com alienação mental;
- Neoplasia maligna;
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Doenças de Parkinson;
- Espondilite anquilosante (Aids)
- Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
- Hepatopatia grave;
- Esclerose múltipla;
- Acidente vascular encefálico (agudo);
- Abdome agudo cirúrgico.
A perícia médica é fundamental e todas as etapas devem ser seguidas rigorosamente. A solicitação do benefício pode ser iniciada online pelo portal “Meu INSS”. Essa facilidade tecnológica desburocratiza processos que anteriormente demandavam mais tempo e deslocamento dos segurados.
Passo a passo para solicitar o benefício
Para solicitar o auxílio por invalidez, acesse o site “Meu INSS” usando sua conta gov.br. Procure por “Novo pedido” para escolher “Pedir Benefício por Incapacidade”. É vital que o segurado acompanhe o andamento do pedido pela aba “Consultar Pedidos”.
A dispensa de carência não se aplica a todas as doenças aleatoriamente; as condições são inseridas na lista com base em estudos técnicos e recomendações de especialistas em saúde pública. Cada caso excepcional merece ser analisado individualmente, para garantir que o benefício seja justo e preciso.
FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO