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BYD lança no Brasil a picape Shark 2026 com 430 cv, autonomia de 840 km e preço de Hilux para revolucionar o mercado

Analisamos a ficha técnica, os diferenciais e a proposta de valor da picape que promete ser o lançamento mais disruptivo do ano no agronegócio e no lazer.

O mercado brasileiro de picapes, tradicionalmente dominado pela robustez e confiança dos motores a diesel, acaba de ser sacudido por um novo e poderoso predador. A BYD lançou oficialmente no Brasil a sua tão aguardada picape híbrida, a nova BYD Shark 2026. A estratégia da gigante chinesa é de uma agressividade sem precedentes: oferecer uma picape com potência de superesportivo, tecnologia de carro de luxo e uma proposta de economia de combustível revolucionária, tudo isso com um preço que mira diretamente nas versões topo de linha das consagradas Toyota Hilux e Ford Ranger.

A promessa é tentadora: unir o melhor de dois mundos, a força para o trabalho e a performance para o asfalto, em um único pacote. Mas a pergunta que o consumidor se faz é se a ousadia da tecnologia híbrida plug-in pode realmente superar décadas de tradição do diesel. Analisamos cada detalhe da nova picape híbrida Brasil para entender se ela tem o que é preciso para conquistar o coração, a razão e a garagem do brasileiro.

Quanto custa a nova picape da BYD no Brasil?

A BYD posicionou sua nova picape de forma estratégica. A Shark chega em versão única, completa, com um preço de picape BYD Shark fixado em R$ 269.990 para o lote inicial de lançamento. Este valor a coloca em competição direta com as versões topo de linha de suas rivais, como a Toyota Hilux GR-Sport e a Ford Ranger Limited, que frequentam a mesma faixa de preço.

O grande diferencial, no entanto, é o pacote que este valor entrega. Enquanto as concorrentes oferecem diferentes versões e pacotes de opcionais, a Shark já vem com todos os itens de tecnologia e conforto de série, incluindo teto solar panorâmico, conjunto de câmeras 360°, tela multimídia giratória de 12,8 polegadas e um extenso pacote de assistências à condução.

A BYD Shark é mais forte que a Hilux?

BYD lança no Brasil a picape Shark 2026 com 430 cv, autonomia de 840 km e preço de Hilux para revolucionar o mercado
BYD Shark

Quando o assunto é força bruta e performance, os números da BYD Shark impressionam e superam com folga os da concorrência a diesel. O sistema híbrido DM-i da picape combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos (um em cada eixo), entregando uma potência combinada de 430 cavalos e um torque de 650 Nm.

Em uma comparação BYD Shark vs Hilux, a diferença é gritante. A versão mais potente da Hilux, a GR-Sport, oferece 224 cv e 550 Nm de torque. A aceleração da Shark também é de um carro esportivo: ela vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, um tempo muito inferior aos mais de 10 segundos de suas rivais. Em termos de potência e aceleração, a Shark não é apenas mais forte, ela está em outra categoria.

Qual o consumo real da picape híbrida?

consumo da BYD Shark é outro pilar de sua proposta disruptiva. Graças ao sistema híbrido, que prioriza o uso dos motores elétricos, o consumo de combustível é drasticamente reduzido. Segundo os dados oficiais (pelo ciclo de testes NEDC), a picape pode alcançar uma média de 13,3 km/l. A autonomia total, somando o tanque de gasolina e a bateria carregada, é de 840 quilômetros.

Além disso, a bateria de quase 30 kWh permite uma autonomia puramente elétrica de 100 km (NEDC). Isso significa que, para o uso diário na cidade ou em trajetos curtos na fazenda, é possível rodar por dias sem gastar uma única gota de gasolina, recarregando a picape na tomada, como um celular.

Ela aguenta o trabalho pesado no campo?

BYD lança no Brasil a picape Shark 2026 com 430 cv, autonomia de 840 km e preço de Hilux para revolucionar o mercado

Esta é a pergunta fundamental para o consumidor de picapes médias. Apesar da performance no asfalto, uma picape precisa provar seu valor na lida. Nos números, a BYD Shark mostra competência, mas com ressalvas importantes em comparação com as rivais a diesel. Sua capacidade de carga na caçamba é de 835 kg, e sua capacidade de reboque é de 2.500 kg.

Como referência, a Toyota Hilux tem capacidade de carga de 1.000 kg e a Ford Ranger pode rebocar até 3.500 kg. Isso significa que, para o trabalho pesado e o transporte de cargas muito volumosas ou o reboque de trailers maiores, as picapes a diesel ainda levam vantagem. A Shark se posiciona como uma picape extremamente capaz para a maioria das situações de lazer e trabalho, mas quem busca os limites de carga e reboque pode encontrar nas concorrentes tradicionais uma solução mais robusta.

Você, produtor rural ou fã de picapes, trocaria a confiança de uma Hilux a diesel pela tecnologia e performance da nova BYD Shark híbrida? Comente!

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

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