Nesta quinta-feira, 24 de julho, às 18h30, o CineClube da Romaria recebe a exibição do projeto audiovisual “Os Desclassificados do Ouro”, idealizado por Marjorie Fonseca. A obra, financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, será apresentada dentro da programação do Festival de Inverno de Congonhas 2025.
O projeto tem como proposta a valorização da memória e identidade da comunidade do Alto Maranhão, antigo Arraial do Redondo, em Congonhas-MG. A produção resulta da criação de um roteiro audiovisual construído a partir de pesquisas em artigos e livros científicos, entrelaçados com entrevistas e relatos de lideranças, pesquisadores e moradores locais, valorizando tanto o saber acadêmico quanto os conhecimentos ancestrais.
Inspirado na obra da historiadora Laura de Mello e Souza, o trabalho lança luz sobre os sujeitos historicamente marginalizados pelo processo de desclassificação social típico das regiões mineradoras: homens livres pobres, indígenas, ex-escravizados, mulheres, trabalhadores da mineração e ceramistas pré-coloniais.
A partir de fontes como a Carta Arqueológica de Congonhas e a Memória Histórica da Comunidade do Alto Maranhão, de Alzira Cristina de Oliveira, o projeto propõe uma leitura crítica das ausências na história oficial, destacando aqueles que ajudaram a construir, com resistência e resiliência, a identidade local.
Mais do que contar uma história, “Os Desclassificados do Ouro” busca estimular o pertencimento e fortalecer os vínculos comunitários, contribuindo para uma reclassificação simbólica e afetiva desses sujeitos invisibilizados. Os conteúdos foram pensados com foco na educação patrimonial, utilizando linguagem acessível e narrativa envolvente para conectar passado e presente em uma perspectiva de valorização cultural e cidadania.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas
Confira a programação do Festival de Inverno e participe: FESTIVAL DE INVERNO 2025_programação (4)