Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, voltou a amanhecer sem transporte coletivo nesta segunda-feira (28), com poucos ônibus circulando, e deixando milhares de passageiros sem opção para chegar ao trabalho, escolas e compromissos. A paralisação, que já se tornou recorrente nas últimas semanas, irritou a população e reacendeu críticas contra a Viação Umuarama, responsável pelo serviço. Na terça-feira (21), ocorreu uma paralisação.
De acordo com usuários, a ausência dos ônibus começou ainda nas primeiras horas da manhã. Como já era anunciada a suspensão do serviço, os pontos de ônibus ficaram vazios com trabalhadores e estudantes buscando alternativas como caronas e aplicativos de transporte.
A paralisação do serviço está ligada ao impasse entre a empresa e os motoristas, que reivindicam melhorias salariais e condições de trabalho. Enquanto a negociação não avança, a população segue sendo a mais prejudicada, enfrentando atrasos e gastos extras para se locomover. Até o momento, nem a Viação Umuarama nem representantes do sindicato divulgaram previsão para a normalização do serviço nesta segunda-feira.
Na sede da empresa, na região da Barreira, a PM esteve no local para garantir a segurança. Trabalhadores pleiteiam 6 % de aumento e vale alimentação de R$750,00.



