Trechos críticos com redução de ocorrências, visibilidade noturna transformada e apoio a motoristas e passageiros marcam o período da nova gestão entre Belo Horizonte e Juiz de Fora
Há um ano, a BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, iniciou uma nova etapa de gestão com a chegada da EPR Via Mineira. Nesse período, a concessão alcançou resultados em segurança viária, acompanhados por um conjunto de intervenções focadas na requalificação da infraestrutura e na melhoria da experiência dos usuários. Em um dos corredores rodoviários mais importantes de Minas Gerais, trechos historicamente conhecidos por acidentes graves apresentaram redução de ocorrências e a gravidade dos acidentes diminuiu ao longo da rodovia. Em paralelo, medidas operacionais e tecnológicas vêm ampliando a fluidez e a previsibilidade das viagens para os motoristas.
As intervenções realizadas pela concessionária em pontos com histórico de acidentes, como a instalação de sonorizadores, reforço da sinalização e melhoria no pavimento, têm contribuído para a redução de riscos, como no Trevo de Moeda, no quilômetro 575, com queda de 80% nos acidentes, e no Trevo do bairro Paulo VI, no quilômetro 633, onde o número de ocorrências com vítimas feridas diminuiu pela metade. Durante feriados de grande fluxo em 2025, como Carnaval, Semana Santa, Tiradentes e Corpus Christi, não houve registro de mortes, sinalizando avanços na prevenção mesmo em períodos de alta circulação.
Outra frente importante foi a melhoria da visibilidade noturna em todo o trecho concedido. A implantação de tachas refletivas, conhecidas como “olhos de gato” – antes ausentes em grande parte da rodovia – passou a destacar a sinalização horizontal e a orientar melhor a condução, especialmente em curvas e áreas urbanas. A medida contribui para a segurança dos motoristas, sobretudo à noite e em momentos de baixa visibilidade, como neblina ou em dias chuvosos.
“Este primeiro ano foi fundamental para requalificar a BR-040 e iniciar a reversão de situações que, há anos, preocupavam usuários e autoridades. As intervenções realizadas apresentam resultados. Ainda assim, a segurança viária é um desafio contínuo e que requer esforços integrados de todos os que utilizam e atuam na rodovia. Nosso compromisso é seguir avançando de forma consistente para reduzir acidentes e salvar vidas”, avalia o diretor-presidente do Núcleo MG Federal do Grupo EPR, Luciano Louzane.
Segurança no centro da operação
Desde agosto de 2024, foram realizados 80.612 atendimentos operacionais ao longo do trecho, incluindo apoio médico e mecânico. Mais de 17 mil panes veiculares (mecânica, seca e elétrica) foram resolvidas pelas equipes da concessionária e a moto de inspeção, que circula durante o dia na região de Belo Horizonte e Nova Lima para agilizar o suporte em horários de maior movimento, foi responsável por 312 atendimentos. Essa agilidade no atendimento contribuiu para reduzir a gravidade dos registros e salvar vidas.
“Mais de seis em cada dez ocorrências registradas neste primeiro ano tiveram apenas danos materiais e os casos com vítimas fatais representam menos de 3% do total. Esse cenário reforça a importância do Programa de Redução de Acidentes da EPR Via Mineira, que alia mapeamento de pontos críticos para estudar possíveis melhorias, integração com a Polícia Rodoviária Federal e campanhas educativas para promover uma convivência mais segura no trânsito. Em 12 meses, realizamos 63 ações que impactaram diretamente mais de três mil pessoas, levando informação e conscientização para salvar vidas”, esclarece o diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida.
Além disso, a operação ganhou eficiência com o uso de painéis móveis que exibem mensagens orientativas para os motoristas, além de videomonitoramento, Wi-Fi gratuito nas bases operacionais, atendimento ao usuário e integração com o Centro de Controle Operacional – uma estrutura que monitora em tempo real o tráfego, permitindo respostas rápidas e coordenadas.
Infraestrutura: requalificação do pavimento e transformação da visibilidade noturna
Cerca de 500 quilômetros de faixas passaram por requalificação do pavimento, com aplicação de mais de 114 mil toneladas de concreto asfalto – o equivalente à carga de 10 mil caminhões, que, enfileirados, cobririam a distância entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete. A melhoria impacta diretamente na experiência dos motoristas, com pista mais regular, segura e confortável para o tráfego diário.
Mas foi durante a noite que a mudança se tornou ainda mais evidente: a instalação de 130 mil tachas refletivas, conhecidas como “olhos de gato”, antes inexistentes em grande parte do trecho, transformou a visibilidade da BR-040. O recurso destaca a sinalização horizontal e facilita a condução em curvas, aclives e áreas urbanas, reduzindo riscos e aumentando a segurança em períodos de baixa luminosidade, como neblina e chuva. Ainda, a revitalização de toda a sinalização horizontal e vertical, a partir da pintura de faixas e da implantação de mais de 3.000 placas refletivas, contribui significativamente para a segurança dos usuários.
Além disso, a concessionária recuperou 66 pontes e viadutos, além de 3 passarelas e 22 taludes (encostas ao lado da pista). Esse serviço é essencial para evitar problemas operacionais, como deslizamentos de terra e erosões, que podem colocar em risco a rodovia. Na prática, significa mais segurança para os motoristas, menos interdições e maior durabilidade da infraestrutura. A concessionária também promoveu melhorias no sistema de drenagem e implantou mais de 11 mil metros de novas defensas metálicas em trechos críticos, além de recuperar elementos de segurança existentes. Esses dispositivos funcionam como barreiras de proteção, impedindo que veículos saiam da pista em situações de emergência – uma estrutura que salva vidas.
Foram concluídas a reforma da unidade da PRF em Nova Lima e a entrega de uma nova base operacional e atendimento ao usuário em Santos Dumont, que substituiu a estrutura provisória instalada em um contêiner antes do início da concessão. Com espaço adequado e equipes de plantão 24 horas, a unidade garante mais conforto e agilidade no suporte a motoristas e disponibiliza banheiro, água, fraldário, um totem de autoatendimento e estacionamento para quem viaja pela rodovia.
Desenvolvimento sustentável e benefícios diretos para a população
A EPR Via Mineira destinou mais de 630 toneladas de materiais retirados na BR-040, como peças de veículos, lixo comum, entulhos e resíduos das obras, contribuindo diretamente para a limpeza da via e a redução de riscos de acidentes. Além disso, cerca de 43 toneladas de sucata metálica, como defensas e placas de sinalização antigas, foram encaminhadas à reciclagem e aproximadamente 4 mil toneladas de material fresado – camada do asfalto antigo que é retirada durante a requalificação da pista – foram reaproveitadas nas obras, representando 12% da composição do novo pavimento. Essa prática reduz a necessidade de extração de matéria-prima, diminui o volume de resíduos enviados a aterros, torna o processo mais sustentável, e aumenta a eficiência das melhorias na rodovia.
Outras iniciativas também reforçam o compromisso com o meio ambiente e com os municípios vizinhos. Em pontos estratégicos, como no Trevo de Moeda, a concessionária instalou unidades autônomas com energia solar, que operam de forma independente da rede elétrica e utilizam fonte limpa. Também substituiu 570 luminárias por modelos mais eficientes, que ampliam a iluminação com menor consumo energético. Além disso, a geração de cerca de 1.600 empregos diretos e indiretos fortaleceu a economia local e impulsionou a prosperidade compartilhada.
Transformação social por meio de projetos incentivados e patrocinados
Com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável, a EPR Via Mineira também apoia projetos sociais que geram impacto real nas comunidades. Entre as iniciativas, está o “Formador de Talentos IV”, que atende mais de 900 crianças e jovens de comunidades de Belo Horizonte com aulas de basquete, natação e tênis de mesa. Em Congonhas, o projeto “Música e Cidadania” oferece oficinas musicais em escolas municipais, contribuindo para a formação cidadã de 75 estudantes.
Na área de cultura e educação para o trânsito, o projeto “Turma da Ação – Vrum Vrum” já levou espetáculos e atividades imersivas a quase mil crianças em cidades como Congonhas e Conselheiro Lafaiete, ampliando a consciência sobre a segurança nas vias e estimulando desde cedo a convivência no trânsito. Outro destaque é o “Imersão Digital Tech Girls”, que vai capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Barbacena na área de tecnologia e tratamento de lixo eletrônico – um exemplo de inclusão produtiva com impacto ambiental positivo.
Também em Belo Horizonte, o projeto “Envelhecer com Arte” oferece oficinas e ações de valorização da pessoa idosa, reforçando o papel social da empresa para além da gestão viária. Além disso, a EPR Via Mineira integra o programa Na Mão Certa e atua no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, promovendo ações de conscientização junto a motoristas e passageiros.
Solidez e compromisso contínuo: os próximos passos da BR-040
A EPR Via Mineira avança no planejamento das próximas entregas. Ainda em 2025, começam as obras do Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais em Carandaí, além da construção de uma nova unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal no município e de uma delegacia em Nova Lima. Também está previsto o reforço e alargamento de viadutos em Cristiano Otoni e Barbacena.
Como parte da modernização da rodovia, será implantado o sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion), que permite a pesagem dinâmica de veículos em movimento, sem necessidade de parada. A tecnologia contribui para a fiscalização mais eficiente de cargas e maior fluidez no tráfego. Já em 2026, terá início a duplicação do trecho da BR-040 em Congonhas, marco inicial do projeto que prevê a duplicação integral entre Belo Horizonte e Juiz de Fora até 2032.
Esse processo de transformação na BR-040 também tem sido guiado pela escuta ativa da população e pelo acompanhamento técnico da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As contribuições dos usuários, somadas à atuação regulatória da agência, ajudam a consolidar uma gestão transparente, próxima da realidade de quem utiliza a rodovia todos os dias e comprometida com a responsabilidade na entrega.
“Adotamos um modelo de concessão focado no cuidado com o usuário. Nosso objetivo é garantir uma gestão eficiente e humana, pautada no diálogo, na escuta ativa e na responsabilidade social, guiada pela missão permanente de salvar vidas”, finaliza Louzane.