×

Agentes de Economia Solidária de Minas Gerais concluem formação para fortalecer políticas públicas do setor

Encontro do Programa de Formação Paul Singer foi finalizado hoje (31) no Recanto Marista, em Ribeirão das Neves, com ampla participação de autoridades e lideranças

RIBEIRÃO DAS NEVES, MG – Foi concluído hoje (31) o encontro de formação do Programa Paul Singer que reuniu, desde segunda-feira (28), 43 agentes territoriais de economia popular e solidária de Minas Gerais e dois coordenadores estaduais no Recanto Marista, em Ribeirão das Neves. O evento, promovido pela Fundacentro e pelo Ministério do Trabalho e Emprego, marcou um momento importante para o fortalecimento das políticas públicas de economia solidária no estado.

A formação foi conduzida pela equipe nacional composta por Kamila Araújo, da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária, e Eliane Martins, da Equipe Nacional do Programa Paul Singer. Os coordenadores estaduais Anderson Patrício Viana e Lindaura Fernandes acompanharam todas as atividades, garantindo o alinhamento das estratégias locais com as diretrizes nacionais.

Ato Político com Ampla Participação

Um dos momentos mais significativos do encontro foi o ato político que contou com a participação de diversas autoridades e lideranças que prestigiaram e deram boas-vindas aos agentes territoriais.

Representantes do Poder Legislativo

O evento contou com a presença do Deputado Estadual Leleco Pimentel e da Deputada Estadual Ana Paula Siqueira, além da Vereadora Marcela Menezes, da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves.

Também estiveram representados diversos mandatos através de seus assessores: Edson Santana (Assessor do Deputado Estadual Pe. João), José Ribeiro (I’sé) (Assessor da Deputada Estadual Leninha), Lilian Daniela dos Anjos (Assessora da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira), Rafael Bettencourt (Assessor da Deputada Estadual Bella Gonçalves), Maria Soares (Representante da Deputada Estadual Andréia de Jesus) e Sacramento (Representante do Deputado Federal Patrus Ananias).

Movimentos e Fóruns

Os movimentos sociais marcaram presença através de importantes lideranças: Nei Zavaski, da Coordenação Estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra); Cleide Maria (Florzinha da Sustentabilidade), representante do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis); Kelbia Cristina, agente territorial e representante do Fórum Mineiro de Economia Solidária; Maria Francisca da Silva (Xica da Silva), representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária; e Walter Rubens Zarza, representante da Pastoral de Rua.

Instituições e Prefeituras

O setor público e as organizações da sociedade civil estiveram representados por: Luciano Marcos da Silva (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA), Felipe Pascoal (SEDESE/MG), Cristina Faria (Gerente de Economia Solidária de Ribeirão das Neves), Ana Lúcia Rocha (Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves), Dayse Daniela de Barros da Silva (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Contagem) e Elaine Cristina Santos (OAB Ribeirão das Neves – Comissão de Igualdade Racial e das Mulheres).

Objetivos Alcançados

Durante os quatro dias de atividades, os participantes trabalharam na discussão da estratégia, métodos e conceitos fundamentais do Programa de Formação Paul Singer – Agentes de Economia Popular e Solidária. Foram elaborados planos de trabalho para os próximos 12 meses e definidas formas de contribuir para a construção da política e do sistema nacional de economia popular e solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

Programa Paul Singer: Formação e Transformação Social

O Programa de Formação Paul Singer é uma estratégia político-pedagógica que serve como instrumento de formação e organização dos trabalhadores da economia popular e solidária. O programa também facilita o diálogo entre governos e movimentos de economia solidária, contribuindo para:

  • O fortalecimento das políticas públicas e das formas de organização dos empreendimentos solidários;
  • O cumprimento do Programa “Economia Popular e Solidária Sustentáveis” do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA);
  • A ampliação da capacidade da Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento econômico sustentável para o Brasil;
  • A promoção da justiça social através dos princípios de autogestão, cooperação, sustentabilidade e solidariedade.

Alcance Nacional e Regional

O Programa Paul Singer conta atualmente com 500 agentes territoriais distribuídos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Minas Gerais, os 43 agentes estão estrategicamente distribuídos por todos os territórios do estado, garantindo uma cobertura ampla e efetiva das ações de economia solidária.

“Este encontro representa um momento fundamental para alinhar estratégias e fortalecer novas economias possíveis em contraponto ao que nos é imposto pelo capital e também um importante fortalecimento para os movimentos que trabalham diariamente pela economia solidária em Minas Gerais”, destacou Potí, Agente Territorial do município de Diamantina.

A conclusão do encontro em Ribeirão das Neves reforça o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da economia popular e solidária como alternativa sustentável de geração de renda e inclusão social, especialmente em um contexto de recuperação econômica pós-pandemia.

Sobre o Programa

Nomeado em homenagem ao economista Paul Singer, pioneiro da economia solidária no Brasil, o programa busca formar agentes capacitados para atuar na articulação, organização e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários em seus territórios, contribuindo para a construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp