×

Congonhas anuncia ações estratégicas de fiscalização a fim de coibir a intoxicação por metanol em bebidas

Diante dos recentes registros Brasil à fora de ingestão de bebidas alcóolicas contaminadas com metanol e com base nas recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Congonhas iniciou, esta semana, ações estratégicas de fiscalização para evitar a contaminação e o consumo do produto adulterado na cidade. O objetivo também é disseminar informações entre comerciantes e a população sobre os perigos desta intoxicação.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o metanol é um álcool usado em solventes e outros produtos químicos, sendo extremamente perigoso quando ingerido. Ele pode atacar o fígado, cérebro e o nervo óptico, levando a cegueira, coma e em casos extremos a morte.

Em caráter de prevenção, a Vigilância Sanitária e o Procon de Congonhas implementaram as seguintes medidas:

– Identificação e cadastro de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas destiladas com preços significativamente abaixo dos praticados no mercado ou em locais de venda não convencionais (ambulantes, estabelecimentos improvisados, entre outros).

– Inspeções sanitárias focadas na checagem da procedência e regularidade das bebidas alcoólicas destiladas, especialmente as de baixo custo.

– Exigência da apresentação de notas fiscais de compra e consulta do registro dos produtos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

– Inspeção minuciosa dos produtos, verificando: integridade do lacre, presença de selo de segurança, clareza da rotulagem (CNPJ, fabricante, endereço e registro no MAPA) e ausência de adulterações visíveis.

O Procon e a Vigilância Sanitária também recomendam que a população de Congonhas redobre a atenção ao adquirir bebidas alcoólicas, priorizando:

– Compra em locais de confiança (supermercados e lojas especializadas).

– Desconfiar de preços excessivamente baixos.

– Verificar a integridade do lacre e a presença de informações obrigatórias e claras no rótulo.

O médico generalista, Dr. Silas César Reis, alerta sobre os sintomas da intoxicação e informa como proceder em caso de suspeita de contaminação por metanol. “Importante que o indivíduo que ingeriu bebida destilada e apresentou náuseas, vômitos, dor abdominal, dor de cabeça, geralmente de forte intensidade, confusão mental, vertigem, borramento visual, procure um serviço de urgência rapidamente na UPA 24h ou no hospital mais próximo, pois, o sucesso do tratamento depende do tempo. Os sintomas podem ocorrer entre 6h a 72h após a ingestão. As pessoas que ingerirem pequenas doses podem levar mais tempo para apresentar sintomas e evoluir de forma grave com acometimento e sequelas em órgãos alvo, com destaque para quadros neurológicos e renais”, informa.

A Prefeitura de Congonhas reitera seu compromisso com a saúde pública e se coloca à disposição para esclarecimentos e recebimento de denúncias, através dos telefones: (31) 99626-9605, da Vigilância Sanitária; 3732-0617, do Procon; 3732-0707, na Agricultura; ou 197, denúncias na Polícia Civil.

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp