No domingo, dia 21 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), celebrou, com alegria e devoção, os 50 anos de criação da Igreja Matriz, momento em que houve a reabertura da Igreja, após grande reforma, e as Solenidades de Dedicação do Altar e Bênção dos Lugares Sagrados.
O dia foi marcado pela devoção popular, emoção e gratidão. As festividades tiveram início às 16h30, com procissões saindo de diversos bairros da cidade, nas quais os setores da Paróquia conduziram as imagens de seus padroeiros até a Igreja Matriz, gesto realizado há 50 anos.
Ao chegar à praça central da cidade, as Bandas de Música do município acolheram os fiéis com belas apresentações. O colaborador paroquial, Padre Gustavo Braz, conduziu o momento de acolhida ao povo, com animação e oração do Santo Terço.

Ele destacou que “é uma alegria imensa ver esse povo de fé, tão animado, que contribuiu junto com o nosso Pároco, Padre Vitor, para a reforma da Igreja Matriz” e frisou que um pároco sozinho não é capaz de realizar nada, mas, sim, através da união com o povo que apoia e ajuda para que as obras aconteçam.
Às 18h, o Pároco, Padre Vitor Nogueira de Campos, prestou contas de toda a reforma, juntamente com a simbologia de cada detalhe, pensado com muita atenção e de modo a auxiliar o povo a estar mais próximo de Deus.
O Pároco destacou a importância do altar, local da Igreja em que representa o Cristo e nos relembra o seu sacrifício, a cada Santa Missa. O piso da Igreja representa um rio, cuja nascente é o altar, Cristo, de cujas chagas jorram sangue e água. Este rio percorre diversos caminhos que levam até os sacramentos, estando o povo às suas margens.
Padre Vitor Nogueira de Campos.
Na porta principal há uma cruz dourada, com o alfa e o ômega, simbolizando que Cristo é o começo e o fim. Nos seus vitrais, vê-se representada uma videira que brota da cruz, estendendo seus ramos por toda a igreja e revelando diferentes cores, como símbolo dos sacramentos.
A Fonte Batismal e o Confessionário, que agora se encontram na entrada, representam os sacramentos que ali serão recebidos. No teto, há um grande disco que representa o Espírito Santo, em seus símbolos: água, fogo e pomba. Na parte superior da Igreja, um grande círculo de cor amarela, representa a ação de Deus na história humana, e, nele, há 24 estrelas que recordam as duas alianças de Deus com povo: a primeira, recorda as doze tribos de Israel e a segunda, a nova e eterna aliança com a Igreja, pelos doze apóstolos.
As imagens de São Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, Sant’Ana e Jesus Ressuscitado ganharam um local específico para serem venerados pelo povo piranguense. Futuramente também haverá uma imagem da Beata Isabel Cristina e já no altar foi depositada uma relíquia dela.
Relíquia da Beata Isabel Cristina depositada no altar.
Além disso, houve a reforma elétrica, da iluminação, da climatização, troca dos bancos, do sistema de som, restauro das cruzes de dedicação e todo um projeto de harmonização do ambiente.
Padre Vitor frisou que, a partir deste dia, a Igreja Matriz permanecerá aberta diariamente e com atividades todos os dias, destacando a sua importância como Igreja Mãe de todas as outras igrejas do município.
Dona Maria Alice Câmara, do setor Vila do Carmo, relatou que o seu marido ajudou na construção da igreja há 50 anos, e se alegra em estar na reinauguração. Ela destacou “que a reforma foi uma coisa muito linda e admirável. A gente também admira muito o nosso Pároco, o Padre Vitor, e todas as pessoas que trabalharam para a reforma desta igreja”. Já Maria das Graças, do setor Carioca, evidenciou “estar se sentindo no céu, ao ver a igreja tão linda como está”.

A Santa Missa, as 19h, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, concelebrada pelo pároco, Padre Vítor Campos, Padre Gustavo Braz, Padre João Luiz da Silva e o Diácono José Fagundes.
Dom Airton conduziu o rito da Bênção dos Lugares Sagrados, como a porta principal, a Fonte Batismal, o Confessionário e o Ambão. Em sua homilia, destacou que devemos agradecer a Deus pela capacidade que Ele nos deu de produzir, de trabalhar e de anunciar, através das obras, que o Pai nos ama.
O prelado ressaltou ainda, que precisamos amar a Deus e aos nossos irmãos, demonstrando esse amor através de boas obras. Também agradeceu a todos os membros da Paróquia, por toda a ajuda, pela qual se tornou possível as reformas, e ao Pároco, Padre Vitor, por toda dedicação e cuidado para com a Igreja.
O Arcebispo conduziu o momento solene de Dedicação do Altar, realizando a unção, a incensação e a iluminação. Ao final da celebração, Padre Vitor dirigiu uma mensagem ao povo, destacando a importância deste dia para a Paróquia.
Em sua fala, ele enfatizou sua felicidade, de forma veemente, nesse dia tão especial. “Salve 50 anos desta Igreja! Salve 21 de setembro! Salve o dia em que está presente tanto sacrifício, renúncia, dedicação e história”.

O Pároco destacou também que uma igreja traz sentido e sentimento de pertença para o povo. É o local em que “almas feridas procuram apoio e onde o simples e o pequeno são convidados de honra e podem chamar aqui de casa”. Frisou, ainda, que o processo de reforma foi planejado e realizado com um amplo processo de discernimento e escuta do povo, dos Conselhos da Paróquia e de profissionais especializados.
Além disso, Padre Vitor agradeceu aos dizimistas e às famílias que contribuíram com a Campanha do Piso. Não deixou de lado a evangelização e o cuidado com os mais necessitados da Paróquia e pediu que “desfrutem deste templo com amor e respeito, com o desejo de aproveitá-lo para sua santificação. Sejam de fato, membros desta Igreja”.
Grande número de fiéis fizera-se presentes, que, alegres, receberam a Igreja Matriz reformada e com mais conforto, de um modo que os auxilie ainda mais a rezar. Que este seja um espaço sagrado, que ajude o povo de Deus a estar mais próximo d’Ele no caminho de santificação.
Texto e fotos: Pascom/Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Adaptado.