O plenário da Câmara de Congonhas aprovou o Projeto de Lei nº 70/2025, que declara as fanfarras como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.
A proposta de autoria do vereador Rodrigo Mendes (Podemos), reconhece a importância das fanfarras que são grupos musicais formados por instrumentos de sopro e percussão que se apresentam em escolas, espaços públicos e eventos comunitários. As apresentações são muito tradicionais no desfile cívico de sete de setembro.
De acordo com o parlamentar, essa medida se justifica pela relevância histórica, cultural e social que as fanfarras possuem na formação da identidade local, sobretudo na educação musical de crianças e jovens e no fortalecimento dos vínculos comunitários. “As fanfarras oferecem oportunidades de aprendizado, disciplina e expressão artística, além de serem importantes espaços de inclusão social e convivência”, ressalta Mendes.
O projeto, que seguiu para sanção do prefeito, também destaca que o reconhecimento oficial contribui para que o Poder Público possa promover políticas de incentivo, apoio logístico, formação musical e registro histórico, assegurando que essa tradição siga viva e fortalecida para as futuras gerações.
Foto: Raphael Dias



