×

Violas de Queluz na Praça da Liberdade: Projeto de Lafaiete participou com honraria do evento “12 Horas com o Patrimônio” do IEPHA-MG

Em dia histórico em Belo Horizonte, projeto expôs instrumentos fabricados e levou música raiz a capital, sendo celebrado por autoridades e admiradores da cultura

O Circuito Liberdade, coração cultural de Minas Gerais, abriu espaço para a tradição lafaietense. O projeto Viola e Violeiros de Queluz esteve presente no evento “12 Horas com o Patrimônio”, promovido pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), levando a cultura de Conselheiro Lafaiete para o centro das discussões sobre identidade mineira. Realizado no Centro do Patrimônio Cultural (Prédio Verde), na icônica Praça da Liberdade, o evento celebrou os saberes e fazeres que moldam a nossa história. Nesse cenário, a presença do projeto foi celebrada por todos os presentes, reafirmando a importância da nossa região.

Abertura com Música Raiz e Viola da Casa: A comitiva lafaietense participou ativamente da programação. A apresentação inicial na abertura, ficou a cargo de Fabrício Viola e Wesley Barbosa, membros do projeto. A dupla tocou música raiz da moda caipira, com um detalhe especial que fez toda a diferença: a execução foi feita utilizando uma Viola de Queluz fabricada dentro do próprio projeto (no Espaço José Robert), demonstrando ao vivo a sonoridade e a qualidade do instrumento resgatado.

O coordenador e idealizador do projeto, Reinaldo Meireles, participou da Roda de Conversa sobre Viola Caipira e Patrimônio. Na oportunidade, ele pôde expor como o projeto “Viola e Violeiros de Queluz” trabalha na preservação e na salvaguarda das memórias das violas. A apresentação das ações despertou a admiração de pesquisadores, mestres da cultura popular e visitantes, que reconheceram a seriedade do trabalho realizado em Lafaiete.

Quem passou pelo evento pôde ver de perto a exposição das Violas de Queluz fabricadas no Espaço José Robert. O ambiente, lindo e composto por admiradores da nossa cultura mineira, serviu de vitrine para o talento dos nossos luthieres. A participação honrosa do projeto foi fruto de um convite especial da diretoria do instituto. A coordenação agradece imensamente ao Presidente do IEPHA, Sr. Paulo Nascimento, pelo convite; aos diretores Saulo e Adriano; e à Débora, da equipe de comunicação, por todo o apoio e receptividade.

O evento “12 Horas com o Patrimônio” reforçou que as Violas de Queluz são parte fundamental da cultura viva de Minas Gerais.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp