O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) formalizou nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, a entrega de um helicóptero e um caminhão-tanque para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A aeronave e o veículo foram adquiridos com recursos recuperados por meio do trabalho do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), e também por multas e indenizações por crimes ambientais. As aquisições foram selecionadas por meio da plataforma Semente e reforçarão o Comando de Aviação do Estado (Comave) da Polícia Militar.
O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, ressaltou a integração entre os órgãos presentes no evento. “Nós, como integrantes do sistema de segurança pública, temos que contribuir para que haja um reforço na atuação das forças de segurança e para que Minas Gerais progrida no combate à criminalidade, assim como também no salvamento de vidas e no auxílio das pessoas que necessitam de uma ação emergente do Estado”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) do MPMG, Janaína Dauro, ressaltou a importância do esforço conjunto entre as instituições que integram o Cira. No comitê, as polícias militar e civil, a Secretaria de Estado de Fazenda e o MPMG atuam para devolver ao erário os recursos desviados por sonegadores contumazes. “Essa força-tarefa mineira tem uma atuação muito contundente no combate às fraudes tributárias, à sonegação fiscal, a esquemas estruturados de ilícitos e, como fruto dessa atuação, além da punição dos envolvidos, nós buscamos a recuperação daqueles valores que foram de uma forma retirados da sociedade”, disse.
Em linha semelhante, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Luciano Luz Badini Martins, salientou a importância da reversão de recursos de compensação ambiental para estruturação das instituições. “Foram recursos significativos de medidas de compensação ambiental, essencialmente, indenização na ordem de 6,5 milhões de dólares. E esses recursos foram destinados a uma iniciativa que vai atender toda a população mineira”, reforçou. “No entendimento do Ministério Público, as medidas de compensação devem reverter para ações de valia ao meio ambiente. Esse helicóptero é um helicóptero fantástico, de ponta, e que vai atender a atuação do Meio Ambiente, da Defesa Civil Estadual, enfim, uma série de ações que vão reverter benefícios diretos para a comunidade”, complementou.

“Minas Gerais tem avançado e muito nas ações em conjunto. Nossa parceria com o Ministério Público é de sucesso. Essas aeronaves vão fazer com que nossa Polícia Militar fique ainda mais forte, além de ajudar nos serviços ambientais e ações da Defesa Civil”, comentou o governador Romeu Zema.
O custo do helicóptero Airbus modelo H125, denominado Pégasus 25, foi de cerca de R$ 36,5 milhões, enquanto a aquisição do caminhão-tanque abastecedor custou mais de R$ 1,5 milhão.
Os equipamentos vão ampliar e qualificar a atuação da PMMG em atividades de policiamento ostensivo e ordinário, no apoio a operações especializadas, além de aprimorar a proteção e a fiscalização ambiental, o combate a incêndios florestais, a resposta a emergências ambientais e ações de Defesa Civil e socorro, como resgates e transporte de pacientes, suprimentos e órgãos.

“Nós temos uma divisão territorial, na qual outras aeronaves da Polícia Militar ficam disponíveis em vários lugares do estado. Essa entrega será essencial para garantirmos ainda mais segurança e comodidade aos mineiros”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Frederico Otoni Garcia.





