×

Congonhas bate de frente com Estado e Vale após impacto ambiental e cobra solução imediata

A Prefeitura de Congonhas manifesta sua insatisfação com o desrespeito praticado por órgãos externos em relação às medidas adotadas pelo município no que se refere às ações de fiscalização e autuação da empresa Vale S/A relacionadas aos episódios de extravasamento de estruturas de drenagem, ocorridos no dia 25 de janeiro de 2026, e aos graves impactos ambientais gerados. Imediatamente, as equipes de fiscalização ambiental e defesa civil atuaram, o que resultou na suspensão das atividades da empresa e na aplicação de multas que ultrapassam os R$ 13 milhões.

Para a surpresa da Prefeitura de Congonhas e sem qualquer comunicação prévia, o Governo do Estado adotou, vários dias depois, medidas similares que comprometem gravemente a resolução rápida e efetiva do problema, frustrando as expectativas da comunidade congonhense. Essa fórmula, a descoordenação dos entes públicos, de forma que todos queiram o “protagonismo” das acusações e providências, já se demonstrou frágil e incapaz de promover justiça para as comunidades atingidas, realidade vivida nos casos de Mariana e Brumadinho.

Para além desse grave comprometimento da atuação municipal, entes externos e parte da imprensa cuidam de disseminar informações incompletas ou distorcidas, associando o episódio ao risco de rompimento de barragens de rejeitos, o que não é verdade e causa insegurança, redução do número de turistas, grande abalo emocional da população, desvalorização do patrimônio particular das famílias, entre outros impactos.

Autoridades do Governo Estadual que insistem nesse discurso apenas amplificam os danos causados ao Município, fazendo com que, além do impacto ambiental, os impactos negativos sejam estendidos também a outras áreas e às nossas comunidades, especialmente às mais vulneráveis.

A Prefeitura de Congonhas possui todas as condições técnicas e humanas para o enfrentamento de situações similares e está preparada para atuar e aplicar o rigor da lei àquilo que lhe é de competência. A Prefeitura de Congonhas apela às demais autoridades para que envidem providências para tomadas que testemunhem uma solução rápida, justa e efetiva, sempre em defesa dos interesses mais altos da população e do meio ambiente. Além das medidas tomadas com todo rigor e tempestividade, com as devidas autuações e determinações de medidas preventivas, corretivas e de manutenção, a Prefeitura de Congonhas e a Vale estão se utilizando de uma Mesa de Diálogo para ajustar novas compensações, reparações e investimentos no Município, que representarão grande benefício à comunidade.

Sem respostas

Nossa reportagem fez contado com o Governo do Estado,mas não responderam nossas perguntas.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp