Apaixone-se pela história e pelos sabores de Tiradentes
Tiradentes é uma das cidades mais reconhecidas do estado. Um destino que oferece aos turistas uma mistura de cores, histórias, religiosidade, cultura e, é claro, um dos maiores redutos gastronômicos de Minas Gerais.
Um Pouco de História
Fundada por volta de 1702, com a descoberta do ouro nas encostas da Serra de São José, a cidade, inicialmente um arraial chamado Santo Antônio do Rio das Mortes acabou se tornando uma das mais importantes cidades históricas mineiras. Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade.
A importância histórica da cidade se deve ao nome, em homenagem ao que talvez seja o mais expressivo herói da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
O Conjunto da cidade foi tombado em 20 de abril de 1938 pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sendo conservado de forma quase integral.
É um destino que sem sombra de dúvidas representa a riqueza histórica, cultural e até mesmo arquitetônica do estado. Além disso, a cidade é um deleite para os olhos, rendendo roteiros imperdíveis.
Os Sabores de Tiradentes
Com tanta riqueza histórica e cultural, Tiradentes se destaca também por seus sabores. Sejam esses tipicamente mineiros ou releituras dos grandes pratos tradicionais, a cidade é um dos berços da criatividade na nossa cozinha.
Rota do Queijo Terroir Vertentes
A cidade é um dos deliciosos destinos da Rota do queijo Terroir Vertentes, roteiro dedicado a visitar queijarias da região do Campo das Vertentes , uma das regiões certificadas para a produção do tradicional Queijo Minas Artesanal.
Além de vivenciar o roteiro, o turista tem a oportunidade de experimentar alguns dos melhores queijos do país. É bom separar um espaço na mala, porque quem experimenta uma vez quer levar, e é claro, voltar.
Espaço que une a ruralidade e a alta gastronomia
Além dos queijos, Tiradentes se destaca por ser um destino predominantemente rural. Um refúgio da urbanidade, e isso é claro, significa muito afeto e carinho na cozinha. Nossos ingredientes típicos dominam a gastronomia local: frango, quiabo, queijo, ora pro nobis são alguns dos maiores exemplos da mineiridade na cozinha de Tiradentes.
Além dos ingredientes a cidade é famosa também pelas quitandas, bolos e broas, cujas receitas são passadas entre gerações e o cheiro atravessa as janelas, um convite tentador!
Tantos sabores diversos tornaram o município um dos principais destinos do país, sendo berço de um dos mais tradicionais festivais gastronômicos do Brasil e do mundo!
Gastronomia e Cultura
Unindo atrações digitais e presenciais, o festival de gastronomia e cultura de Tiradentes é um dos principais festivais do ramo, visando promover e premiar a cadeia produtiva do setor, incentivando o turismo e fomentando a economia local através dos sabores tradicionais do lugar.
Uma pedida imperdível para os amantes da boa cozinha mineira e de paisagens de tirar o fôlego, Tiradentes é sem sombra de dúvidas um destino apaixonante. Vale a pena demais conhecer e se encantar pelas delícias da cidade!
Gostou do post e ficou com vontade de conhecer mais? Dá uma lida no nosso especial sobre Cidades Históricas Mineiras.
FONTE MINAS GERAIS