Presidente comentou estimativa da Anfavea sobre fim do programa que ampliou vendas de veículos novos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta terça-feira (13), em sua live semanal, que os recursos para a concessão de descontos nos preços de automóveis no Brasil podem se esgotar em um mês. A declaração foi um comentário à estimativa feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sobre a duração do programa.
“Reduzimos um pouco o preço do carro. Você viu, eu estava vendo uma notícia hoje que (o dinheiro) já vai durar um mês e vai acabar o programa”, afirmou o presidente ao jornalista Marcos Uchôa no “Conversa com o Presidente”, no qual também previu a criação de um “Minha Casa, Minha Vida” para a classe média.
Ao anunciar o programa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que estavam sendo disponibilizados R$ 1,5 bilhão para os descontos, sendo R$ 500 milhões para automóveis populares e o restante para ônibus e caminhões. Ele ressaltou na época que quando o recurso acabasse o programa estaria encerrado.
Veja o momento em que Lula comenta sobre os recursos para o programa:
https://twitter.com/i/status/1668610670571520001
Em nota na semana passada, a Anfavea estimou que o recurso acabaria em um mês, e não nos quatro meses de vigor da medida provisória que criou o programa, que impulsionou as vendas. Em Belo Horizonte, por exemplo, as vendas de veículos novos cresceram até 60% nas concessionárias da capital e da região metropolitana desde o feriado de Corpus Christi (8).
FONTE O TEMPO