O documentário “Piranga, o Herói Taciturno” terá seu lançamento oficial às 20h desta quinta-feira (21/7), na sede da OAB/Centro Histórico em Ponte Nova (MG). Produzido pela Atlântico Filmes em coprodução com a Impulso Filmes, terá participação do ator Jackson Antunes como “a voz do rio”. Afirma a diretora Mônica Veiga: “Como o filme narra momentos da vida do rio Piranga a partir do ponto de vista do próprio rio, é fundamental a presença de uma voz para personificar o mesmo.” Em recente depoimento, continua a cineasta e jornalista: “Trata-se de um olhar sobre o rio Piranga e sua relação com a população, a economia e o sentimento de diversas cidades em meio aos recorrentes crimes ambientais.” A Bartofil Distribuidora custeou a produção via projeto aprovado pela Agência Nacional de Cinema/Ancine e a Secretaria Nacional de Cultura.
Em abril de 2019, Mônica Veiga e Dalila Pires/produtora-executiva estiveram nesta FOLHA pesquisando reportagens de nosso Jornal sobre o Piranga. Ademar Figueiredo, da coluna Arte & Cultura nesta FOLHA, entrevistou Mônica. Adiantou Dalila: “O documentário será enviado para festivais de cinema em âmbito nacional e internacional. Além disso, será feito um movimento para que o filme seja veiculado em canais de televisão.”
O documentário (duração estimada entre 15 e 20 minutos), um curta-metragem com temática ambiental, narra a jornada de um herói chamado Piranga. O ponto central desta narrativa é a “missão que o rio tem de salvar o rio Doce, que se encontra em estado agonizante, após o desastre ambiental provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, em novembro de 2015”, como consta do roteiro das filmagens. O filme tem codireção de Daniel Couto e os nomes de Kiko Barbosa/diretor de fotografia, Lucas Godinho/assistente de câmera, Ian Dias/sonorização e Edileis Novai/consultoria executiva. Foram entrevistados: Ricardo Motta/ambientalista, José Roberto Fontes Castro/ex-dirigente de ONG ambiental, Marco Antônio Gomes/místico do Piranga, Jorge Dergam/professor da UFV e PHD em Ictiofauna e Juliano Conegundes Reis/pescador.
FONTE FOLHA DE PONTE NOVA