×

Até quando é possível atualizar o RG para a nova versão?

Sete estados e o Distrito Federal já estão confeccionando o novo RG. Entenda o que muda e quais são os prazos para atualização.

Este ano foi lançado o novo RG, que modifica o material para uma versão mais resistente e adiciona a ele uma versão digital. O objetivo dessa atualização é a redução nas fraudes e a praticidade para os cidadãos, já que todos os registros pessoais estarão presentes nele.

Atualmente, 7 estados já possuem autorização para emitir o novo documento, porém, no primeiro momento, a troca não é obrigatória. Os cidadãos brasileiros têm até 2032 para atualizar seu RG para o novo modelo, mas quem precisa renovar seu documento entre esse período receberá a versão atualizada. Já os estados que ainda não se adequaram ao novo sistema, precisam fazer isso até março de 2023.

Hoje, os estados que já estão produzindo o novo RG são o Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além dos sete estados, o Distrito Federal também já se adequou ao novo modelo.

O órgão responsável pela confecção dos novos documentos no momento é a Secretaria de Segurança Pública de cada estado. No novo documento, estará presente as seguintes informações:

Nome, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento do cidadão, além do número do registro nacional, uma foto 3×4, assinatura e impressão digital do polegar direito. Informações como órgão expedidor, número de matrícula de nascimento ou casamento, data de validade, local e data de expedição.

Além destas informações, ainda haverá um código de barras em QR code e zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão da OACI.

Lembrando que a atualização do RG é gratuita, além disso, a versão digital não inviabiliza a versão física do documento.

FONTE CAPITALIST

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp