A Cachoeira do Tabuleiro localizada em Conceição do Mato Dentro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil, com 273 metros.
A Cachoeira do Tabuleiro localizada em Conceição do Mato Dentro é a mais alta de Minas Gerais, com 273 metros.
A Cachoeira do Tabuleiro fica dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro na Serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro, no Distrito de Tabuleiro à 19 km da cidade. Desde o povoado de Tabuleiro, a cerca de 5 km de distância. Já se tem uma visão do enorme penhasco e da cachoeira ao longe.
Fizemos um bate e volta a partir da Serra do Cipó para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro e a belo trecho da Serra que leva a Conceição do Mato Dentro.
Não pudemos fazer a trilha que leva ao poço da cachoeira por dois motivos. A trilha estava fechada para reformas e ao chegarmos no parque começou a chover. Conseguimos apenas fazer a imagem clássica do mirante. Quando enviei o drone para fazer umas imagens aéreas tive que trazer de volta rapidamente para não molhar.
Na época em que fomos (mês de outubro) a região estava seca e com isso a queda estava com pouca água.
Parque Natural Municipal do Tabuleiro
Estrutura do parque
O Parque é aberto ao público diariamente das 8h às 17h, porém a entrada é autorizada somente em condições climáticas favoráveis. É cobrada uma taxa de visitação de R$10,00 por pessoa e há uma limitação de 200 turistas por dia. O centro de visitantes conta com estacionamento e banheiros.
No parque é possível fazer três trilhas: A Trilha do Mirante, a Trilha do Alto da Cachoeira e a Trilha do Poço da Cachoeira. Para fazer a trilha da parte alta da cachoeira, a entrada é permitida até às 11 h e para a trilha do poço até às 14 h. É possível fazer outras atividades de esportes de aventura, mas somente com autorização especial.
Cachoeira do Tabuleiro
Com 273 m de queda livre a cachoeira do Tabuleiro despenda de um paredão monumental. É visível de muito longe e é a atração mais importante do parque, mas há outras belas cachoeiras também.
Na parte alta da cascata há outros poços e pequenas quedas d’água antes de despencar na cachoeira gigante. Na parte baixa, um grande poço de cerca de 20 m de profundidade e rodeado por grandes pedras.
Trilhas da Cachoeira do Tabuleiro
O parque conta com 3 trilhas: A Trilha do Mirante, a Trilha do Alto da Cachoeira e a Trilha do Poço da Cachoeira. Até então não era necessário o acompanhamento de guia, mas com a reforma das trilhas podem haver mudança.
Trilha do Mirante
A Trilha do Mirante é bem tranquila e foi a única que fizemos. Há apenas uma subida no início e depois fica quase plana. São apenas 700 metros de caminhada até o mirante de onde se tem uma vista frontal da cachoeira a 1,2 km de distância.
Trilha do Poço da Cachoeira
A Trilha do Poço da Cachoeira tem cerca de 2 km de extensão (só de ida) e boa parte dela segue pelo leito do rio, por isso é bem acidentada entre pedras e escorregadia em alguns lugares.
Trilha do alto da cachoeira
A trilha da parte alta é bem longa, são 8 km até o topo (cerca de 3 horas de caminhada) só de ida. Esta trilha contorna todo o longo penhasco e dizem que o trajeto é lindo demais.
Como chegar à Cachoeira do Tabuleiro
Chegamos até o parque de carro alugado. reservamos pela internet, antes da viagem cpm a Rentcars e pegamos no aeroporto de BH. De lá partimos por um roteiro por Minas e quando estávamos na Serra do Cipó, fomos até o tabuleiro.
Partindo da cidade de Conceição do Mato Dentro são 19 km de estrada de terra até o distrito de Tabuleiro em estrada razoável.
Do povoado até a portaria do parque são mais 3 km, também de estrada de terra um pouco pior, neste trecho pode ser complicado de circular em dias de chuva. Da sede do parque já se tem uma bela visão da cachoeira e a partir daí começam as trilhas.
FONTE VIAGENS E CAMINHOS