Na próxima segunda-feira (3), entra em vigor o transporte público gratuito em Ouro Branco. Tire suas dúvidas do novo sistema em vigor.
1. Qual a data de início do Programa Tarifa Zero?
R- O programa Tarifa Zero começará a viger na segunda-feira, dia 03/10/2022.
2. Haverá alteração nos itinerários e horários?
R-Iniciaremos o programa no formato como ele se encontra atualmente, no entanto melhorias e ajustes serão realizados ao longo do período experimental na medida em que a demanda se estabilizar e, assim, permitir o correto dimensionamento do sistema. Portanto, certamente alterações e melhorias ocorrerão nos próximos meses. Fique atento às redes de comunicação da prefeitura.
3. A Área Rural também será atendida?
R- Sim. O Tarifa Zero é um programa de abrangência universal. Onde houver transporte público coletivo, urbano ou rural, vigerá o Tarifa Zero.
4. Quais as dicas e recomendações para um bom uso do sistema?
R- Recomendamos que fiquem atentos às redes de comunicação da prefeitura municipal e da empresa concessionária a fim de que eventuais mudanças e melhorias sejam conhecidas de imediato pelo usuário. Além disso, o uso racional e eficiente do sistema recomendam que, para quem puder, seja evitado o uso dos ônibus nos horários de pico, entre às 7 e 8:30h e entre às 17 e 19h.
5. Como funciona o reembolso de pessoas e empresas que compraram passes?
R- O reembolso será feito diretamente pela empresa concessionária e deverá ser requerido até o dia 31 de outubro de 2022. O reembolso será feito em até 20 dias úteis a contar da solicitação, mediante apresentação dos vale transporte ou do cartão. Será feito um reembolso por pessoa, e, nos casos em que o vale tenha sido adquirido pelo empregador do solicitante, deverá ser demonstrado a existência do vínculo empregatício à época da concessão do vale. Maiores informações serão divulgadas pela empresa concessionária em suas redes sociais. Acompanhe.
6. Como será o controle do número de passageiros/usuários das linhas?
R- O número de usuários será controlado mediante câmeras instaladas no ônibus, pelo controle telemétrico e também por servidores da prefeitura, in loco.
7. Para utilizar o transporte é preciso se cadastrar?
R-Não será necessário cadastro para ser beneficiado pelo tarifa zero. A exigência de cadastro acabaria por dificultar o uso por visitantes de nossa cidade, e isso não seria positivo, já que uma dos objetivos do programa é justamente fomentar o turismo local.
8. Como funcionará o sistema dos ônibus? Haverá catraca?
R-O ônibus continuará a ter catraca. Ela será utilizada para controlar o fluxo de entrada dos passageiros no veículo e para contagem de pessoas. A entrada nos veículos continua sendo pela porta de frente e a saída pela porta de trás. Desrespeitar essas regras pode colocar sua segurança em risco.
Mais informações Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito 3938-1099
Gerência de Trânsito 3938-1056