O pão integral tem lugar garantido nas dietas de muitas pessoas, oferecendo uma rica fonte de fibras e nutrientes que ampliam a sensação de saciedade e trazem uma série de vantagens à saúde. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou a remoção de marcas famosas das prateleiras e, por trás dessa ação, revelam-se problemas que merecem destaque.
A Anvisa identificou irregularidades em relação a certos produtos comercializados nos supermercados. Marcas amplamente reconhecidas foram acusadas de veicular propagandas enganosas. As empresas Nutrella e Wickbold, renomadas no mercado, viram suas linhas de produtos serem retiradas das prateleiras em diversos estabelecimentos.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi responsável por denunciar essas marcas. Conforme apontado pela agência, os produtos foram removidos das prateleiras devido às propagandas que induziam os consumidores ao erro, especialmente no que diz respeito à composição do pão integral.
A denúncia que levou à remoção pela Anvisa
De acordo com a denúncia, as mudanças nos rótulos ocorreram após a implementação das novas normas de rotulagem. No entanto, essas alterações poderiam levar os consumidores a fazer escolhas enganosas. As principais discrepâncias foram encontradas nas linhas “100% Natural”, da Nutrella, e “100% Nutrição”, da Wickbold. Embora as embalagens indicassem “100% integral”, a composição real variava entre 37,9% e 65,9% de ingredientes integrais.
Esse cenário fazia com que os consumidores acreditassem que estavam adquirindo produtos integralmente saudáveis, quando, na verdade, isso não correspondia à realidade. No ano passado, a Anvisa estabeleceu normas mais rigorosas para a classificação de alimentos como integrais, obrigando as empresas a revelar a porcentagem real de ingredientes nas embalagens.
Quando a embalagem prometia 100% de integralidade, mas o resultado divergia, os consumidores enfrentavam dificuldades em entender a proporção real, constituindo a base da denúncia de propaganda enganosa.
Em resposta ao ocorrido, a Wickbold afirmou que as novas normas requerem a divulgação completa dos ingredientes e assegurou que a fórmula permanece inalterada, apesar da alteração de nome para “100% Nutrição”.
FONTE CONCULTA PÚBLICA