Os idosos são o principal público do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). São as pessoas que normalmente recebem aposentadoria, pensão ou benefícios sociais. Para eles a Previdência Social reservou benefícios exclusivos e que são muito importantes.
Os benefícios do INSS para idosos vão desde o salário que acompanha o reajuste da inflação do país, até a possibilidade de conseguir o crédito mais barato do mercado. Acompanhe a seguir quais os benefícios exclusivos do INSS para seus segurados.
Piso e teto do salário do INSS
O piso do INSS acompanha o salário mínimo do país. Desde 2023 esse piso incluí não só a inflação do ano anterior, mas também o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás. Logo, dá maior poder de compra aos idosos.
O teto do INSS, por sua vez, acompanha a inflação do ano anterior, ou seja, INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Neste ano, os valores são de:
- Piso: R$ 1.412,00;
- Teto: R$ 7.786,02.
Crédito consignado para idosos do INSS
Os aposentados e pensionistas do INSS têm o crédito consignado mais barato do mercado. Constantemente estão sendo aprovados novos cortes no teto de juros desta operação, conforme a taxa Selic também caí.
Nesta modalidade, a parcela do empréstimo ou a fatura do cartão de crédito são descontados no salário do cidadão. O máximo que os bancos podem cobrar é de:
- Para empréstimo: até 1,68% ao mês;
- Para cartão: até 2,49% ao mês.
Antecipação de salário em caso de desastre natural
Em junho foi o segundo mês seguido que os idosos que vivem no estado do Rio Grande do Sul tiveram o pagamento do INSS antecipado. Mas essa não é a primeira vez que a Previdência Social adianta os pagamentos.
Em caso de catastrófes como a que ocorreu no estado gaúcho, há autorização para que:
- Todos os beneficiários recebam o salário no primerio dia do calendário, independente do número do seu benefício ou do valor.
FONTE FDR