O ato tem por objetivo chamar a atenção da prefeitura sobre o estado totalmente precário do maior patrimônio histórico e pelo qual a comunidade nutre um sentimento de amor e pertencimento.
“Já nos prometeram a completa reforma mas estamos abandonados a própria sorte. É um descaso total com nossa história, nossos valores e nossa identidade”, disseram os organizadores. A comunidade teme pelo desabamento da estrutura já que não existe mais o telhado e há o risco de se perder o patrimônio que é cartão-postal do distrito, antes que o bem se transforme em apenas um retrato na parede de uma recordação.
Abandonada e esquecida, a Estação de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881, e inaugurada em 1893, somente conta com a sorte para permanecer em pé.
Nossa reportagem entrou em contato com o Curador do Patrimônio Histórico, o Promotor Glauco Peregrino afirmou que a estação de Buarque de Macedo encontra-se sob a posse da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete.
Em 2021, a Gerdau destinou recursos para financiar o projeto de restauro e reforma da Estação de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881. O projeto é fruto da captação de verbas junto as leis de incentivo à cultura, do Governo Federal, através da Associação de Movimentos Artísticos (ASMAD), com sede em Santos Dumont (MG).
Segundo informações, a Gerdau já depositou os recursos integral do aporte ao financiamento da obra no valor de R$835 mil.
Porém desde esta data o projeto ainda depende homologação final do projeto junto ao IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Desde então, o projeto aguarda aprovação do IPHA para início das obras de restauro. O projeto aguarda aprovação do IPHAN, enquando isso pode desabar a qualquer instante.
Em contato com o Promotor, Glauco Peregrino, ele informou que designou reunião com o IPHAN, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a Associação Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumonto – AMASD (entidade proponente do projeto de restauro) para tentar destravar os recursos para a execução das obras de restauro da estação.