Neste sábado (10), a Promotora Liliale Ferrarezi Fagundes pediu a Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura de Roberto Sávio Nogueira Reis, mais conhecido como “Roberto do Juca” pela Coligação “Unidos por Lamim”.
Ação se baseia no afastamento irregular do cargo de Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeiutura de Lamim (MG). Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o pré-candidato juntou a Portaria nº. 264 por meio da qual ele foi exonerado. O MPMG alega que a candidato afastou-se das funções de secretário municipal em 29/05/2024, ou seja, em prazo inferior a seis meses, incorrendo, portanto, em inelegibilidade até 29/11/2024. O candidato tem 7 dias para a sua defesa.
O caso
Em 2020, Roberto do Juca venceu as eleições mas ele teve o registro de candidatura indeferido em razão de condenação por crime ambiental, que é causa de inelegibilidade. Apesar dos recursos, o Tribunal Superior Eleitoral marcou novas eleições 4 de junho do ano passado, vencida pela atual mandatária, Mirene Silva, com 1.759 votos (65,68% dos votos válidos). O candidato adversário Severiano Reis (PSD) obteve 919 votos (34,32% dos votos válidos).
Será que a cidade caminha para mesma situação de 2016?