Quantia será destinada a artistas, detentores e grupos da cultura popular regional de Minas
Uma ótima notícia para a área cultural do Estado. O Memorial Minas Gerais Vale lançou a terceira edição do Edital Apoia, voltado à cultura popular. Serão R$ 400 mil destinados a artistas, detentores e grupos da cultura popular regional de Minas. No Espírito Santo, o Museu Vale também está com edital aberto. As premiações irão contemplar, exclusivamente, projetos desses estados que abrigam dois dos quatro centros culturais que integram o Instituto Cultural Vale.
O Apoia é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e visa reforçar o compromisso do instituto com a diversidade de produções e agentes da cultura. “Reconhecer a pluralidade artística popular existente no Brasil é um dos objetivos que norteiam nosso trabalho. É um apoio à valiosa contribuição de produtores e fazedores de cultura, que mantêm tradições e saberes nos estados onde atuamos”, afirma o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
O edital vai selecionar propostas em diversas linguagens artísticas, como artes visuais, música, dança, festejos e celebrações. Serão 40 projetos premiados com o valor de R$ 10 mil cada, por estado. O processo de seleção será feito por um comitê técnico composto por profissionais especialistas locais.
Em Minas Gerais, o edital já premiou projetos em mais de 50 municípios mineiros. “O Edital Apoia amplia as fronteiras do museu para o vasto estado de Minas Gerais, reconhecendo e premiando artistas e valorizando a cultura popular, afirma Wagner Tameirão, responsável pelo Memorial Minas Gerais Vale.
As inscrições para o Edital Apoia em Minas Gerais podem ser realizadas até 12 de outubro no site do Memorial Minas Gerais Vale . Lá também pode ser acessado o edital completo.
Memorial Vale Itinerante
O edifício-sede que abriga o Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade, está sendo renovado para oferecer aos visitantes novas experiências sobre a história, a arte e as tradições mineiras.
Fechado temporariamente para essas obras, o museu está funcionando em itinerância pelo Estado. É bom relembrar que a primeira iniciativa já foi inaugurada e vai até o dia 12 de dezembro no Espaço 356 (rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água, em Belo Horizonte), com a exposição imersiva “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”. A mostra proporciona uma viagem pelas invenções, pelos experimentos e pelas criações artísticas do grande gênio do período renascentista. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site do Memorial Vale.
Após a conclusão das obras, o edifício-sede que abriga o Memorial na Praça da Liberdade receberá uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
FONTE DIÁRIO DO COMÉRCIO