Carta aberta aos candidatos e candidatas à Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Lafaiete (MG)- Eleições 2024

Neste momento em que a população se prepara para eleger o(a) próximo(a) prefeito(a) e vereadores(as) frente às eleições municipais/2024, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL, reafirmando sua posição genuinamente representativa do Comércio e Serviços de Conselheiro Lafaiete, há cinquenta e seis anos defendendo de forma unificada e eficiente os interesses do comércio local, principal fonte empregadora e geradora de renda no Município, representando 54,8% do PIB municipal, segundo fonte do IBGE, composta por empresários, lideranças lojistas, prestadores de serviços, profissionais liberais, parceiros, se posiciona e expõe sua preocupação com o pacto pela sustentabilidade, garantia do progresso econômico e desenvolvimento da cidade, a fim de que, os(as) Candidatos(as) assumam com necessário compromisso as pautas importantes ao desenvolvimento da cidade, e concretizem ações para efetivação de políticas públicas que promovam crescimento da cidade, não apenas com o presente, mas com o futuro, numa agenda transformadora, inovadora e transparente.

Esta iniciativa não tem cunho partidário nem ideológico, ressalta o fortalecimento do processo democrático e do exercício de cidadania, que busca melhoria para 13.547 CNPJs ativos na cidade, com cerca de 26 mil empregos formais e comércio varejista próximo de 74 CNAEs, classificada com alta diversificação de produtos e serviços, de acordo com fontes governamentais.

A CDLCL identificou por consultas realizadas junto aos associados e parceiros, os temas prioritários para o desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços e os apresenta aos(às) Candidatos(as) que disputam o pleito para o cargo do Executivo e Legislativo Municipal:

Desenvolvimento do Comércio e Serviços

Tendo em vista que a economia da cidade gira em torno do comércio e serviços, é necessário criar mecanismos de suporte que possibilitem o crescimento e fortalecimento do varejo em todas as suas vertentes.

Incentivos Fiscais

Promover benefícios tributários e incentivos fiscais com um estudo aprimorado do que é possível para o desenvolvimento econômico, atração de investimentos e a geração de empregos.

Oferecer descontos e abatimentos nos impostos, além de investimentos em polos econômicos para atrair novos empreendimentos no Município.

Intensificar a fiscalização do comércio não formalizado que concorre com as empresas formais, e que não contribuem com a arrecadação de impostos.

Fiscalizar de forma rigorosa as feiras itinerantes que se instalam o Município, não emitem nota fiscal de produtos comercializados, em concorrência desleal com os comerciantes formais que exercem seu árduo trabalho.

Mobilidade Urbana e Infraestrutura

Elaboração de projetos para mobilidade urbana que visem a circulação das pessoas e cargas em condições harmoniosas e adequadas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, expansão urbana e distribuição espacial (ou localização) das atividades na cidade.

Revitalização e conservação dos espaços públicos do centro urbano, histórico e reserva ambiental, construídos ao longo de 234 anos utilizando-os para fomentar o turismo e atrair mais visitantes e consumidores para cidade, com melhorias planejadas e conservação continua.

Fortalecimento das Entidades que desenvolvem o comércio

Estimular a união entre todos os atores da sociedade: poder público, empresas privadas, Entidades representativas do comércio e de desenvolvimento econômico que juntas e de forma igualitária trabalham na fomentação da economia local.

Transporte, educação e segurança

Efetivar os pilares de superação nos processos de governança e planejamento, e que impactam diretamente na vida da população com reflexo no comércio.

O transporte público precisa ser revisto, mais articulado, de alta capacidade para atender aos usuários, garantindo horários adequados as demandas de quem mora em bairros mais distantes, tendo possibilidade de retornar com dignidade e segurança, após a jornada de trabalho.

Na esteira da educação, uma das bandeiras levantadas pelas Mulheres que Constroem o Varejo (MCV), braço institucional da CDLCL, trata-se da expansão de vagas e horários nas creches públicas municipais, notadamente em relação à Lei Federal 14.851, de 2024, que determina ao Município a transparência na ordem da fila de solicitação, número e liberação das vagas existentes.

A segurança é um fator de preocupação devido aos crescentes números de assaltos em estabelecimentos comerciais trazendo insegurança aos comerciantes, colaboradores e consumidores.

Valorização dos pedestres, oferecendo e criando condições de calçadas/faixas mais acessíveis e seguras; comunicação e sinalização urbana adequadas.

Ante ao exposto, espera-se que o(a) futuro(a) gestor(a) do Município e Vereadores contribuam para a melhoria do ambiente de negócios na cidade e a recuperação de infraestrutura mínima para o desenvolvimento do comércio e da economia local.

Espera-se uma cidade melhor, mais digna e mais ordenada, com uma gestão democrática e desenvolvida, alicerçada nos melhores princípios de planejamentos e desafios da boa governança.

A prosperidade da comunidade depende da união de esforços, respeito às diferenças e pelo reconhecimento das instituições que promovem o emprego e a renda no Município.

Por intermédio de sua Diretoria Administrativa, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete, neste ato, apresenta uma ressonância dos anseios do setor do Varejo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade