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Rodovia (BR) de Minas Gerais pode se tornar referência no Brasil com investimento maciço de 25 BILHÕES e parcerias no setor de construção, gerando renda e empregos ao estado

As rodovias de Minas Gerais podem se tornar modelo nacional com o massivo investimento que busca impulsionar o setor de infraestrutura no estado.

Você imagina rodovias modernas e seguras, transformando o cenário de transporte e geração de empregos em Minas Gerais? Esse futuro está cada vez mais próximo!

Com um investimento de impressionantes R$ 25 bilhões, as principais estradas do estado se preparam para uma revolução na infraestrutura.

Na última década, as rodovias mineiras enfrentaram desafios de infraestrutura e segurança.

Agora, o Grupo EPR, vencedor do leilão de concessão de um trecho estratégico da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, promete uma transformação radical.

No próximo dia 5, um evento na capital mineira detalhará o plano ambicioso do grupo, que visa uma série de melhorias de longo prazo em rodovias do estado e até no Paraná.

Com duplicações, faixas adicionais e novos sistemas de pedágio eletrônico, a proposta é transformar Minas em referência nacional em infraestrutura rodoviária.

Evento para alavancar investimentos e parcerias

Para consolidar o projeto, o Grupo EPR se reunirá com potenciais parceiros e fornecedores de construção civil em Belo Horizonte.

O encontro, organizado no Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot-MG), visa integrar empresas locais e fortalecer a cadeia de fornecedores necessária para a execução das obras.

Com mais de R$ 25 bilhões a serem aplicados ao longo dos próximos 30 anos, o projeto deve impulsionar o setor de construção e gerar milhares de empregos diretos e indiretos no estado.

Concessões estratégicas para Minas Gerais

O projeto de modernização de rodovias do Grupo EPR envolve várias concessões em Minas Gerais. Abaixo, os principais detalhes das rodovias contempladas:

EPR Triângulo: Com um investimento previsto de R$ 3,5 bilhões, essa concessão abrangerá nove rodovias no Triângulo Mineiro.

As obras beneficiarão 16 municípios da região, oferecendo mais segurança e agilidade no transporte.

EPR Sul de Minas: Pioneira na implementação do sistema de pedágio free flow, essa concessão receberá R$ 2,5 bilhões para melhorar o fluxo de veículos sem a necessidade de paradas nas praças de pedágio, proporcionando uma viagem mais rápida e segura.

EPR Vias do Café: Localizada em uma área de grande movimentação de transporte e comércio, a concessão receberá cerca de R$ 2,8 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, sendo que mais de R$ 800 milhões serão investidos apenas nos cinco primeiros anos, para acelerar as obras.

EPR Via Mineira (BR-040): O trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora será um dos principais focos de investimento, com previsão de R$ 5,1 bilhões em melhorias.

Serão construídos 164 km de duplicações, além de 15 marginais e 8 passarelas, aumentando a segurança e a acessibilidade dos motoristas.

Leilão e o impacto no valor do pedágio

A concessão da BR-040, uma das rodovias mais movimentadas do estado, foi vencida pelo consórcio Infraestrutura MG, liderado pela EPR.

Com a promessa de melhorias significativas, o grupo ofereceu um desconto de 11,21% na tarifa inicial do pedágio, atraindo a concessão do trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora.

No entanto, o novo contrato já trouxe impacto direto para os usuários: desde agosto, o valor do pedágio foi reajustado, dobrando o custo nas três praças da rota.

Agora, automóveis, caminhonetes e furgões que percorrem o trecho pagam R$ 12,70 em cada praça de pedágio.

Os valores se aplicam nas três principais praças da rota: Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, cidades que compõem esse importante eixo de transporte entre a capital mineira e a Zona da Mata.

Expectativa para geração de empregos e fortalecimento da economia

O impacto econômico desse megainvestimento vai além da melhoria na infraestrutura rodoviária.

A expectativa é que o setor de construção civil em Minas Gerais ganhe um impulso significativo, com milhares de vagas de trabalho criadas ao longo dos próximos anos.

A demanda por mão de obra especializada, equipamentos e materiais de construção tende a fomentar novos negócios e fortalecer empresas locais.

Conforme as obras se desenrolam, cidades no entorno das rodovias concessionadas devem se beneficiar economicamente, com aumento do comércio e da oferta de serviços.

De acordo com especialistas, essa onda de investimentos coloca Minas Gerais em um patamar elevado na atração de novos negócios, tornando-se um polo atrativo para empresas interessadas em infraestrutura e inovação em transporte.

Minas Gerais como referência nacional em infraestrutura

Se todas as etapas do projeto forem cumpridas conforme o cronograma, as rodovias mineiras poderão se tornar um modelo para outras regiões do Brasil.

O uso de tecnologias avançadas, como o pedágio free flow, já sinaliza o compromisso do Grupo EPR com a modernização.

Esse projeto pode abrir um precedente para futuras concessões e mostrar ao país um caminho de modernização e eficiência em transporte rodoviário.

Com investimentos dessa magnitude, o projeto é ambicioso e reflete uma estratégia de desenvolvimento que coloca Minas no mapa das principais inovações em infraestrutura viária do Brasil.

FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS

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