Você sabia que é possível “viajar o mundo” sem sair do Brasil? Conheça cidades no país com nomes para lá de inusitados!
De dimensões continentais, o Brasil guarda inúmeras surpresas em seu vasto território. São 5.570 municípios, distribuídos em mais de 8,5 milhões de km², segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre essas milhares de localidades, algumas guardam nomes exóticos, muitos deles iguais aos de outros países, cidades ou estados pelo mundo. Veja abaixo alguns exemplos!
Colonizada no início do século 19 por sertanejos, era conhecida como Salgado pela salinidade dos terrenos. O nome foi mudado para Barcelona em 1929 em homenagem a um seringal na Amazônia onde o então prefeito havia trabalhado. Virou município em 1958 e, hoje, tem cerca de 4 mil moradores.
2. Buenos Aires, em Pernambuco
O atual território do município foi povoado por ter terras férteis em plena zona da mata seca, no século 18. Inicialmente chamada Jacu, a localidade recebeu o nome atual a partir de 1928, quando alcançou a condição de vila. Em 1963, transformou-se em município e, hoje, reúne quase 13 mil pessoas.
3. Califórnia, no Paraná
Com menos de 10 mil habitantes, foi fundada pelo engenheiro francês Alberto Le Veillie Du Plessis, que, acredita-se, deu o nome ao município devido à semelhança da região com o clima e a vegetação do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
4. Colômbia, em São Paulo
Inicialmente um ponto de travessia do gado, o local era chamado de Porto Cemitério por conta das muitas brigas entre os viajantes, que acabavam em mortes. Em 1928, ganhou uma parada de trem chamada Colômbia, que acabou nomeando o município, em 1959. Hoje, tem cerca de 7 mil habitantes.
5. Costa Rica, no Mato Grosso do Sul
Herdeiro da fazenda Imbirussú, fundada em 1926, José Ferreira da Costa criou um povoado no local nos anos 1960. Por sugestão do agrimensor, ele o nomeou Costa Rica – Costa do sobrenome e Rica da terra fértil. Elevado a município em 1980, conta com uma população de cerca de 26 mil pessoas.
6. Equador, no Rio Grande do Norte
Inicialmente chamada Periquito, devido ao grande número de pássaros, a cidade ganhou o nome de Equador em 1917, em cumprimento a uma ordem vinda do município-sede à época. Atualmente com cerca de 5,5 mil habitantes, foi transformada em município apenas em 1963.
7. Flórida, no Paraná
A pequena cidade com menos de 3 mil moradores teve o seu nome escolhido pelo agrimensor que demarcou a gleba onde ela estava localizada. Por ser americano, ele teria se inspirado no nome do estado do seu país, segundo a teoria mais aceita por pesquisadores locais.
8. Macedônia, em São Paulo
A cidade paulista com o mesmo nome do país europeu tem menos de 4 mil habitantes. Localizada no oeste do estado, teve como precursor da sua fundação o fazendeiro Inocêncio de Paula Eduardo. Em 1964, foi elevada à categoria de município.
9. Nova Iorque, no Maranhão
Com cerca de 4,5 mil habitantes, o nome da cidade se deve ao engenheiro americano Edward Burnet, que foi trabalhar na região. Ele decidiu se estabelecer no local, onde construiu uma casa e fundou uma vila em 1890, dando-lhe o nome em homenagem a sua terra natal nos Estados Unidos.
10. Palestina, em São Paulo
Fundada pelo espanhol Valentim Álvares, em 1922, como São João da Palestina, foi posteriormente chamada Nova Palestina e, em seguida, Palestina – mesmo nome de uma das regiões mais conflituosas no planeta. Em 1937, virou um município e, atualmente, tem cerca de 11,5 mil moradores.
11. Panamá, em Goiás
Ponto de romarias, a cidade era chamada Divinópolis. Em 1932, um casal de panamenhos foi viver à beira de um ribeirão da região, que recebeu o nome de Panamá. Em 1952, foi criado o município homônimo em homenagem ao casal e ao ribeirão. Atualmente, abriga cerca de 2,5 mil habitantes.
12. Tailândia, no Pará
Nos anos 1970, conflitos de terra culminaram na intervenção da região pelo governador. Em 1978, o interventor sugeriu o nome de Tailândia para a cidade, comparando as brigas com a guerra civil do país asiático. Elevado a município em 1988, atualmente, sua população é de quase 73 mil pessoas.
FONTE REVISTA CASA E JARDIM