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Maratona da SDE 2024 reuniu aproximadamente 30 mil pessoas e gerou cerca de R$ 25 milhões em 2024

Iniciada na região dos Inconfidentes há 20 anos, em 2024 a SDE chegou a mais um município do Alto Paraopeba e outro da Região Metropolitana Grande Belo Horizonte.

A Maratona de Crescimento e Desenvolvimento regional da Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE) contou, este ano, com seis eventos, realizados nas cidades de Nova Lima – Jardim Canadá, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Conselheiro Lafaiete. Este projeto, idealizado pela ADESIAP MINAS, fortalece empreendedores e empresários, que apresentam e comercializam seus produtos e serviços, além de atrair a população para conhecer o que há de melhor do comércio, indústria e serviços, nestas cidades.

Juntos, os eventos da SDE reuniram, este ano, 28.555 visitantes, capacitaram 4.677 pessoas, por meio de palestras, workshops, consultorias e oficinas, e ainda deram visibilidade e oportunidades de vendas aos produtos e serviços de 305 expositores, que ocuparam 438 estandes. Foram gerados negócios da ordem de R$ 6.646.450,86 e outros R$ 17.974.030,00 em expectativa de negócios futuros, perfazendo o total de R$ 24.620.480,86.

A Semana de Desenvolvimento Econômico é desenvolvida em parceria com os municípios; organizações da sociedade civil, como Associações Comerciais e Empresariais, CDL’s, Sistema FECOMÉRCIO e o Sebrae/MG; empresas patrocinadoras; instituições de ensino e de pesquisa. Em 2024, a iniciativa ganhou projeção estadual, com a criação da SDE Minas Gerais, viabilizada pela parceria da ADESIAP MINAS com o Governo de Minas e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Invest Minas e o BDMG também prestigiam os eventos.

Participam das feiras de negócios da SDE os setores da indústria, agroindústria, de serviços, do turismo e do comércio, além de entidades sem fins lucrativos das áreas de cultura, esporte, meio ambiente e assistência social.  

Nova Lima/Jardim Canadá

A 1ª SDE de Nova Lima (23 a 25/08/24) permitiu aos empresários e empreendedores do bairro Jardim Canadá apresentarem seus negócios ao público e fazerem networking. Especialistas em desenvolvimento local e negócios compartilharam conhecimentos e experiências e incentivaram a integração entre os setores público, privado e a sociedade civil. Realizada e gerida pela ADESIAP MINAS, o evento recebeu 627 pessoas no Contemporâneo Hall. Destas, 251 receberam capacitação durante 26 horas. Os 31 expositores ocuparam 28 estandes. Os negócios geraram R$ 38.950,00 e estimativa de outros R$ 6.280,00 nos meses seguintes. O público também desfrutou da gastronomia e shows de artistas locais. 

Segundo a expositora Karla Ramires, da LM Personalizados, a participação dela “superou nossas expectativas. Nossa empresa está no Jardim Canadá há quatro anos e 95% das pessoas do bairro não nos conheciam, então a visibilidade foi sensacional: trocamos muita experiência, fizemos negócios e muitos contatos. Na próxima edição, estaremos aqui”, sinaliza a empreendedora.

Itabirito

A criação da SDE em Itabirito, há 20 anos, fez surgir uma cultura de valorização da economia local e apresenta resultados auferidos em cifras e indicadores de satisfação. A 18ª SDE de Itabirito, realizada pela Prefeitura Municipal e gerida pela ADESIAP Minas (27 a 30/08/24), recebeu 13.589 visitantes. A feira de negócios contou com 100 expositores e 137 estandes, gerando R$ 2.508.629,68 e estimativa de mais R$ 6.091.400,00 em negócios futuros. Cursos e palestras capacitaram 847 pessoas durante 80 horas. A Área da Julifest foi tomada pela inovação e tecnologia. O evento também arrecadou 287,420 kg de alimentos que foram doados à Instituição Casa de Apoio.

O prefeito Orlando Caldeira é testemunha da evolução da SDE, da primeira até a 18ª edição de Itabirito, período no qual o evento se espalhou pela região. “Começamos com um evento bem simplório e, com os anos, ele foi se ampliando. Hoje a SDE é gigante em tamanho, número de expositores e de participantes”.

Ouro Branco

Com atividades na Praça de Eventos e na sede do poder executivo, a 4ª Semana de Desenvolvimento Econômico e da Sustentabilidade (SDE+), realizada pela Prefeitura de Ouro Branco e gerida pela ADESIAP MINAS (3 a 6/09/24), incentivou o meio empresarial a aderir a práticas de preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial. Empreendedores receberam o selo provisório “Empresa Amiga da Natureza”, foram recolhidas 15 mil garrafas pets e doadas 3 mil mudas. Além disso, as 30 Toneladas de CO2 emitidas pelo evento foram neutralizadas, por meio de ações compensatórias. No aspecto econômico, a SDE+ gerou R$ 1.117.918,00 em tempo real e estimativa de R$ 431.000,00 de outros negócios futuros. Dos 6.949 participantes da SDE+, 850 se capacitaram durante 70 horas. Um estande divulgou a prática de voo livre no parque da Serra do Ouro Branco, com objetivo de tornar a cidade um destino de ecoturismo e esportes aéreos. O 42º Enduro da Independência atraiu mais de 2 mil pessoas a Ouro Branco.

Fred Guimarães, sócio proprietário de A Fábrica Cervejeira, diz que “o evento é sempre uma oportunidade que temos de furar a bolha e apresentar nosso leque de produtos”. Este ano, a empresa inovou ao apostar em um sistema com fichas para evitar fila e que emite menos papel. “Estamos pensando em uma novidade para 2025 ainda mais sustentável: a implementação de uma lata de cerveja, que é 99% reciclável. A ideia é fazer o envase durante o evento com o rótulo que a pessoa escolher”, revela o empresário.

Ouro Preto

A 2ª SDE de Ouro Preto apontou a necessidade de o meio empresarial inovar e se adaptar ao cenário econômico atual, apostando na diversificação econômica. O evento ocorreu, entre 18 e 21 de setembro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, com participação de 1.476 pessoas. Destes, 1.177 participaram de atividades de capacitação realizadas em 53h15. Os negócios geraram R$ 101.553,18 e estimativa de mais R$ 3.270.750,00 nos meses seguintes. Os 43 expositores ocuparam 54 estantes. O evento lançou o projeto municipal “Ouro Preto, Cidade Criativa”, que objetiva conquistar o título de cidade criativa da Unesco, para atrair mais turistas e, consequentemente, mais divisas para a cidade.

“A SDE é um trabalho integrado das cidades, muito bem feito pela ADESIAP MINAS e apoiado pelo Governo de Minas. É preciso mesmo haver essas pontes entre nossos municípios, para se discutir os desafios e potencialidades, e porque não há diversificação econômica unilateral. Trabalhos feitos em conjunto entre o setor público e o privado, as entidades do terceiro setor, como a Agência de Desenvolvimento, alcançam bons resultados muito mais rápido”.

Mariana

Não é à toa que Mariana também aposta na força da economia criativa, em adaptar-se ao cenário econômico atual e em uma visão voltada para o futuro. Com este foco, a 3ª SDE de Mariana (24 a 26.10.24), ocorrida no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, realizada e gerida pela ADESIAP MINAS, abriu espaço para o Coletivo de Artesãos de Mariana e dos Distritos, que reúne várias associações, contribuindo para o fortalecimento de setores alternativos à mineração. O evento capacitou 614 pessoas e promoveu ações voltadas à diversificação econômica. Mesmo sem constituir uma feira de negócios nesta edição, gerou R$ 3.200,00 negócios, além da estimativa de outros R$ 10.600,00 para os meses seguintes.

Ana Cristina Coura Mol e Silva, presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e da CDL, reafirma o alinhamento das duas entidades com a Agência de Desenvolvimento. “Temos uma grande parceria com a ADESIAP MINAS, porque as três buscam promover o desenvolvimento e a diversificação econômica, por várias ações, entre elas a capacitação. A SDE é uma oportunidade ímpar ofertada de forma gratuita para que os empresários e empreendedores atuem de forma mais profissional, vendam mais e se desenvolvam. O crescimento de cada um representa o desenvolvimento do município”.

Conselheiro Lafaiete

Polo de comércio e serviços para toda uma região, Conselheiro Lafaiete viu na SDE a chance de desenvolver sua maior vocação econômica. A primeira edição (de 29.10 a 01.11) tornou-se um centro de conhecimento e inovação, que inspirou novos e experientes empreendedores, capacitando 938 pessoas durante 45 horas. A feira de negócios contou com 95 estandes muito atraentes e 70 expositores, espaço propício para o relacionamento e bons negócios. Foram gerados R$ 2.876.200,00 durante o evento e uma estimativa de negociações futuras envolvendo R$ 8.164.000,00. E ainda foram arrecadados 277.200 kg de alimentos e doados para instituições locais. Shows musicais, uma praça de alimentação e o espaço kids, além de uma Maria Fumaça e veículos pesados na entrada do evento completaram o cenário. No total, passaram pelo Parque de Exposições Tancredo Neves 5.300 visitantes. A operação do Aeroporto das Bandeirinhas assumida pelo município mereceu destaque. Fato inédito em toda a história da SDE, os 150 estandes colocados à venda para 2024 se esgotaram ainda no terceiro dia de evento e foi aberto um cadastro de novos interessados.

O prefeito eleito de Conselheiro Lafaiete, Leandro Chagas, após garantir a realização da 2ª SDE de CL, considerou iniciativas como esta capazes de reduzirem a desigualdade socioeconômica. “Durante a EXPOSIBRAM 2024, foram anunciados investimentos da mineração para esta região. No mesmo dia, visitei uma casa habitada por seis pessoas, com somente uma cama e dois copos de vidro. A política pode aproximar os dois mundos. Se a gente trouxer mais desenvolvimento econômico e o dinheiro for investido de forma correta, podemos melhorar a qualidade de vida de pessoas como aquelas. Acredito muito no empreendedorismo como a porta para mudar a vida das pessoas. Eu sou a prova viva disso, aos 13 anos vendia leite de casa em casa e o empreendedorismo me fez mudar de vida”.

Denis Donato, diretor executivo da ADESIAP MINAS, sintetiza o que foi 2024. “Realizamos uma maratona de 12 eventos pelo estado, sendo seis em nossa região, todos eles com muito sucesso, graças à integração do poder público, iniciativa privada e a sociedade civil. Ficamos felizes por entregar o que foi prometido: capacitação, qualificação, geração de relacionamentos e muitos negócios. Que venha 2025!”. O próximo calendário da Semana de Desenvolvimento Econômico terá muito mais novidades e será divulgado no início do ano.

Texto: REVERBERAAA COMUNICAÇÃO!!!

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