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Viagens de trem de passageiros: veja os principais trechos que devem sair do papel nos próximos anos

2025 deve ser um ano importante para que a melhoria e a aprovação de novos trechos do transporte ferroviário de passageiros avancem no Brasil. O Governo Federal está com um projeto para buscar concessões para construção e operação de ferrovias exclusivas para os trens de passageiros, e seis trechos específicos já estão mais adiantados.

Na verdade, há diversos projetos de trens de passageiros em fase de estudo pelo governo, mas seis deles já tiveram avanço em 2024, sendo que a Infra S.A. já assinou contratos para a elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O prazo para a conclusão desses projetos é de até 33 meses, mas os primeiros devem ser entregues ainda este ano.

Os estudos vão avaliar os investimentos necessários, os custos operacionais, os aspectos ambientais e as condições de implementação dos trens de seis trechos no Brasil, que ficam em regiões que já contam com uma infraestrutura ferroviária. O custo para a realização do EVTEA gira em torno de R$ 13 milhões.

Os projetos que já têm consórcios englobam importantes capitais do país, como Brasília, Salvador, São Luiz, Fortaleza e outras cidades.

Trem Republicano

Os trechos em estudo dos trens de passageiros

Os contratos assinados pela Infra S.A., controlada pela União por meio do Ministério da Infraestrutura, contemplam os seguintes trechos:

  • Salvador – Feira de Santana: o projeto do trem na Bahia prevê 107 km de extensão, com a previsão de atender cerca de 4 milhões de pessoas com um investimento de R$ 2,6 bilhões.
  • São Luiz – Itapecuru Mirim: o trecho no Maranhão terá 116 km de extensão e o ponto inicial ficará perto do Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. No total, a linha prevê 11 estações pela região.
  • Fortaleza – Sobral: com quase 240 km de extensão no Ceará, é o maior trecho em análise pelo Governo Federal.
  • Brasília (DF) – Luziânia (GO): com 62 km de extensão, essa rota vai ligar o Distrito Federal ao estado de Goiás.
  • Rio Grande – Pelotas: o trecho gaúcho terá 64 km de extensão, e a ideia é que ele sirva também como um propulsor turístico no estado.
  • Londrina – Maringá: a expectativa é que o EVTEA do chamado “trem pé-vermelho” seja entregue até julho deste ano. O trecho paranaense terá 133 km de extensão, e o trajeto inicial seria de Paiçandu a Ibiporã.

A Política do Transporte Ferroviário de Passageiros elaborada pelo Ministério do Trabalho foi colocada sob consulta pública em dezembro de 2023 e recebeu contribuições até janeiro do ano passado. Um dos objetivos dessa Política é “oferecer alternativa de transporte aos usuários, melhorando a conectividade e acessibilidade no território nacional.”

A regulamentação vai funcionar como um complemento do Marco das Ferrovias. Além das concessões, o Governo estuda outras formas para implementar o transporte de passageiros por trilhos, como usar os investimentos de contratos já existentes de empresas de carga na forma de contrapartida para ter também trens de passageiros e também com aportes públicos.

Outros projetos de trens

Atualmente, o Brasil conta com poucas linhas regulares de passageiros, como a Estrada de Ferro Vitória-Minas (que liga Belo Horizonte à capital do Espírito Santo) e a Estrada de Ferro Carajás, de São Luís (MA) a Parauapebas (PA). Há também vários trens de turismo de curta distância, como o passeio entre Curitiba e Morretes e outros.

viagem de trem entre Curitiba e Morretes

Além desse projeto de concessão de ferrovias e dos seis trechos que já assinaram contratos para EVTEA, que acabamos de ver, há outros em curso para trazer mais linhas de trem para passageiros. Confira alguns:

Trem Campinas – São Paulo

Elaborado pelo Governo de São Paulo, o Trem Intercidades (TIC), que vai ligar Campinas a São Paulo, passando por Jundiaí, deve ser entregue em 2031. O trajeto total terá cerca de 100 km e o percurso deve demorar pouco mais de uma hora. A previsão é que as obras tenham início em 2026.


Antiga estação central de Campinas, onde terá uma estação do Trem Intercidades – Foto: Carlos Bassan/Prefeitura Municipal de Campinas

Trem Rio – São Paulo

O Governo Federal já aprovou o projeto que permite a construção e operação de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro. Orçado em cerca de R$ 60 bilhões, o projeto será executado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil.

As operações do trem estão previstas para começarem em 2032, com as obras iniciando em 2027. A previsão é que ele ligará São Paulo ao Rio de Janeiro em 1h45 de viagem, com parada em sete cidades, além das duas capitais.

Trem Porto Alegre – Gramado

Um importante projeto de trem de passageiros já teve concluído seu Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e está nas mãos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O trem expresso promete ligar em menos de uma hora o aeroporto de Porto Alegre e Gramado.

Se tudo der certo, a expectativa é que o novo trem comece a operar em 2031. O percurso terá 84 quilômetros da ferrovia. Segundo o projeto, o trem poderá levar até 250 passageiros por vez, a uma velocidade de 130 km/h. A ideia é que ele faça viagens das 7h às 22h, com intervalos de uma hora (das 7h às 9h) e de 30 minutos (a partir das 10h).

Trem turístico Rio-Minas

Um outro projeto importante é o trem turístico Rio-Minas, que vem há anos sendo planejado e deve sair do papel este ano. No mês passado, foi assinado em Brasília o Contrato Operacional Específico (COE), que possibilita a ligação ferroviária entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A previsão é que o primeiro trecho do trem seja inaugurado em junho deste ano.

O percurso inicial de 37 km do Trem Rio-Minas vai de Três Rios (RJ), passando por Chiador (MG) e chegando a Sapucaia (RJ). No total, o projeto prevê um trajeto de 168 km, com duas cidades no Rio de Janeiro (Três Rios e Sapucaia) e outras seis cidades mineiras: Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, além de Paraíba e Cataguases.

Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo tem planos também para criar a maior rede de turismo ferroviário do Brasil. A ideia do “Programa de Turismo Ferroviário” é expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de 23 circuitos ferroviários e até a construção de museus. No total, o projeto prevê uma malha de mais de mil quilômetros de trilhos. Confira alguns dos projetos apresentados pelo Governo em nossa matéria especial a seguir:

FONTE: MELHORES DESTINOS

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