×

INSS adia obrigatoriedade da ‘prova de vida’ por seis meses

Medida impede a suspensão de pagamentos de beneficiários que ainda não atualizaram o cadastro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não vai suspender o pagamento de pensões, aposentadorias e outros benefícios de segurados que ainda não realizaram a chamada “prova de vida”. A medida foi oficializada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial da União.

A prova de vida é uma verificação periódica exigida pelo governo para confirmar que o beneficiário está vivo e, assim, garantir a continuidade dos pagamentos pelo INSS. A partir da publicação, a obrigatoriedade da prova de vida, que valia para 2025, foi adiada por seis meses.

De acordo com o instituto, o adiamento foi necessário para aprimorar os processos de cruzamento de dados e alcançar um maior número de segurados, reduzindo a necessidade de convocações presenciais. O objetivo é evitar transtornos para os segurados enquanto ajustes são feitos nos sistemas.

Apesar da suspensão temporária, o INSS informou que as regras para a realização da prova de vida não sofrerão alterações ao longo deste ano. Ou seja, a orientação é para que os beneficiários realizem a prova de vida assim que possível, evitando problemas futuros quando a obrigatoriedade for retomada.

FONTE: ITATIAIA

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp