×


Estalagem da Varginha: uma joia preciosa da Inconfidência Mineira na Estrada Real; local guarda a perna direita do líder revolucionário do movimento; PRESERVAÇÃO JÁ!

Por João Vicente

A Estalagem da Varginha, também conhecida como Sítio Arqueológico Varginha, está localizada na Estrada Real em Conselheiro Lafaiete com divisa com Ouro Branco (MGP) e é um importante ponto turístico e histórico. Sua Gameleira, símbolo da sua existência não suportou os intempéries e o descanso das autoridades e caiu, restando apenas alguns toco da frondosa árvore secular ao lado da perna de Tiradentes, monumento que se encontra abandonado e sem manutenção.

Importância Histórica

A Estalagem da Varginha foi um importante ponto de parada para tropeiros e viajantes que percorriam a Estrada Real, incluindo o mártir Tiradentes, cuja perna direita foi exposta no local após sua execução. Foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) em 1989, o que sugere que o local tem importância cultural e histórica para o estado. A Estalagem da Varginha está localizada na MG-129, km 2, junto à Estrada Real, e é um ponto de interesse turístico que pode ser visitado mas,
infelizmente, o estado de conservação da estalagem ou planos específicos para sua restauração ou revitalização ainda não saiu do papel
Se você está planejando visitar a Estalagem da Varginha, é recomendável verificar com antecedência se o local está aberto ao público e se há alguma programação ou evento especial acontecendo. Além disso, você pode entrar em contato com as autoridades locais ou o IEPHA/MG para obter mais informações sobre o estado atual da estalagem e planos futuros para sua conservação.

Em 15 de maio de 1792, foi ali depositada parte do corpo do mártir Tiradentes, que teve seu corpo esquartejado e seu quarto direito inferior pendurado e exposto na gameleira, como forma de intimidar os inconfidentes que planejavam a independência do Brasil. Era a antiga estalagem de João da Costa Rodrigues, mais conhecida como Sítio da Varginha do Lourenço, sendo palco de momentos da Inconfidência Mineira. Após a execução e dispersão das partes do corpo do mártir, a perna direita fora exposta junto à estalagem de João da Costa, sob a sombra de uma enorme e frondosa árvore.

Queda

Há mais de 30 dias uma árvore caiu sobre as ruínas da Estalagem da Varginha, na MG 129, na Estrada Real, entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco (MG), local onde Tiradentes e os seus seguidores tramaram o movimento revolucionário da Inconfidência Mineira, monumento de extrema relevância cultural para Minas e o Brasil, bem tombado a nível estadual em 21 de abril de 1989.

Por outro lado, a Gerdau, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em setembro de 2022, vai restaurar e revitalizar de forma integral as ruínas do Sítio da Varginha do Lourenço, abrangendo seus aspectos arqueológicos, estruturais, arquitetônicos, ambientais, paisagísticos e artístico. A previsão de conclusão das obras é 3 anos a partir da assinatura do acordo. Ação de restauro da Estalagem da Varginha foi proposta pelo Ministério Público, através do Promotor Glauco Peregrino, há mais de 8 anos na Justiça.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp