×

Trem de passageiros da Vale tem o maior trajeto da América do Sul

A viagem entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA) tem quase 1 mil km e dura 16 horas

O Brasil tem maior trajeto de um trem de passageiros da America do Sul. A linha da  Estrada de Ferro Carajás mantida pela Vale percorre quase 1 mil quilômetros entre os estados do Pará e Maranhão. A maior parte do percurso é pela floresta Amazônica.

A viagem  entre São Luis e Parauapebas (PA) dura cerca de 16 horas. O trem embarca passageiros em 15 cidades por onde passa. No ano passado o trem transportou 423 mil passageiros entre os estados do Pará e Maranhão. A Estrada de Ferro Carajás completou neste ano 40 anos de circulaçao.

Valor das passagens

O trem parte às 8 horas de São Luís sempre às segundas, quintas e sábados. As saída de Parauapebas, onde fica a mina de Carajás, são às 8 horas às terças, sextas e domingos. O valor do trecho completo no vagão executivo é R$ 170 e R$ 90 na classe econômica.

O trem é equipado com ar-condicionado e os passageiros podem fazer as refeições em um vagão restaurante. Cada passageiro pode levar gartuitamente uma mala de até 35 quilos e uma bolsa pequena. O trem passa por 27 cidades, mas somente em 15 há estações de embarque e desembarque.

Vagão do trem da Estrada de Ferro Carajás
Divulgação ValeVagão do trem da Estrada de Ferro Carajás

Trem Vitória-Minas tem o segundo maior trajeto da América do Sul

Com 664 km de extensão, o trem de passageiros Vitória-Minas, o único do Brasil com circulaçao diária, tem o segundo maior trajeto da América do Sul. Todos os dias um trem parte às 8 horas de Belo Horizont e (MG) e no mesmo horário sai um de Cariacica (ES).

A viagem dura cerca de 13 horas e no trajeto o trem passa por 42 cidades entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo A partir de janeiro de 2026 a Vale terá um trem noturno  para atende a grande procura por viagens no verão.

O terceiro maior trajeto é do   Expreso del Sur, também conhecido como Wara Wara del Sur, oferece uma linha direta entre as cidades de Oruro e Villazon, na Bolívia. O paseio tem 655 quilômetros. O trem é equipado conta com vagões luxosos, e a viagem total leva treze horas, cruzando o deserto de sal Salar de Uyuni.

FONTE: TURISMO IG

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp