×

Fenômeno raro no céu fez cidades do Brasil ficarem de dia às 21h50

O que era para ser apenas mais uma noite comum virou um verdadeiro espetáculo no céu. Por volta das 21h50 desta segunda-feira (27), moradores de diversas cidades brasileiras foram surpreendidos por uma intensa “bola de fogo” que atravessou o céu e, por alguns segundos, iluminou o céu escuro como se fosse dia.

O fenômeno foi registrado principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, com inúmeros relatos nas redes sociais. Em Minas, moradores de Montes Claros, Espinosa, Ibiaí, Porteirinha, Salinas, Medina e São Pedro do Jequitinhonha compartilharam vídeos e fotos do clarão, que rapidamente viralizaram.

Foguete chinês Longa Marcha 7A foi a causa

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o evento foi provocado pela reentrada na atmosfera de um foguete chinês Longa Marcha 7A, lançado em 29 de junho de 2024 para colocar um satélite em órbita geoestacionária.

“Já havia a expectativa de que esse objeto reentrasse, e isso de fato ocorreu ontem”, explicou Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, ao G1. O atrito com a atmosfera gerou um brilho intenso, visível a centenas de quilômetros de distância.

Fenômenos semelhantes já haviam sido registrados no Brasil. Na noite de 14 de maio deste ano, moradores de várias regiões também testemunharam um rastro luminoso cruzando o céu — dessa vez, provocado pela reentrada do ASIASAT 8 Falcon R/B, um corpo de foguete da SpaceX, lançado em 2014.

O objeto, identificado pelo código NORAD 40108, havia sido usado para colocar o satélite de comunicações ASIASAT 8 em órbita. Após mais de uma década no espaço, sua trajetória decaiu naturalmente, e a peça se desintegrou ao entrar na atmosfera.

Na época, muitos acreditaram se tratar de um meteoro, mas o Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), confirmou que o fenômeno foi causado por lixo espacial.

FONTE: TNH 1

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp