×



Anuário aponta avanço de Lafaiete entre cidades mais seguras de Minas

Conselheiro Lafaiete voltou a se destacar no cenário estadual ao figurar entre as três cidades mais seguras de Minas Gerais, no Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil.

O levantamento, que analisa apenas municípios com mais de 100 mil habitantes, indica que a cidade obteve uma taxa estimada de 8,7 homicídios por 100 mil habitantes, consolidando um avanço expressivo em relação ao ranking anterior.

O município alcançou a 3ª colocação entre os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes. A nova posição representa um salto importante em relação ao levantamento anterior, quando Lafaiete ocupava o 14º lugar.

Em Lafaiete, a melhora nos índices de segurança se soma ao crescimento econômico e urbano do município, que hoje tem cerca de 138 mil habitantes e tem no comércio, transporte terrestre e administração pública suas principais fontes de emprego.

A posição de destaque no ranking reflete, também, o resultado de ações integradas de prevenção e controle da criminalidade. O estudo limita-se à análise da violência letal. Ainda assim, o desempenho de Lafaiete reforça a percepção de estabilidade e de um ambiente urbano mais seguro em relação à média estadual.

O estudo adota critérios internacionais de mensuração da violência letal, utilizando como principal indicador a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, parâmetro reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Os dados são extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Para garantir comparabilidade e confiabilidade, o levantamento aplica fatores de correção nos registros de óbitos de causas não naturais e utiliza uma interpolação populacional entre o Censo 2022 e as estimativas do IBGE de julho de 2025.

Os números de homicídios analisados correspondem ao período entre janeiro e novembro de 2024, ajustados para o comportamento médio de 12 meses.

Fonte: Myside

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp