×

Este é o parque mais antigo do Brasil e abriga uma das paisagens mais estonteantes do país

Localizado entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, parque abriga trilhas, cachoeiras e grande diversidade de animais e plantas

Criado em 1937 como o primeiro parque nacional do Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia é um dos principais destinos turísticos para os trilheiros e amantes da natureza devido aos seus cenários naturais impressionantes. Com cerca de 30 mil hectares, o parque se estende do Rio de Janeiro a Minas Gerais com uma rica variedade de ecossistemas, cachoeiras e montanhas.

Uma das características mais marcantes do parque é a altitude de suas montanhas, que varia de aproximadamente 600 metros a quase 2.800 metros. Um dos picos mais altos do país se localiza justamente no parque, o Pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros de altura.

Para além de sua beleza natural, o parque também tem sua importância como um abrigo de fontes que alimentam 12 bacias hidrográficas da região.

Unidade de conservação 

Por sua grande relevância ecológica, científica e paisagística, o parque foi classificado, no momento de sua criação, como uma unidade de conservação com o objetivo de proteger essa riqueza natural. Como um parque nacional, estão entre suas finalidades pesquisa científica, educação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo sustentável.

Fauna e flora

Flores no Parque Nacional de Itatiaia. Philippe Gama/Wikipedia Commons

Devido à sua grande extensão, fazendo parte de dois estados diferentes, a vegetação do Parque Nacional do Itatiaia é bem diversa e acompanha também a variação climática da região, devido aos seus relevos distintos. Nas regiões inferiores, onde o clima é mais ameno e úmido, predominam as florestas densas da Mata Atlântica, com árvores de grande porte, bromélias e orquídeas.

Em altitudes intermediárias surgem as matas nebulares, constantemente envoltas em neblina. Já no topo, onde as temperaturas caem drasticamente, chegando a zero ou até a valores negativos no inverno, com ocorrência de geadas, os campos de altitude formam um cenário com plantas pequenas, resistentes ao frio e muitas vezes endêmicas.

Em relação à diversidade da fauna, o padrão segue parecido com a vegetação. São dezenas de espécies de mamíferos e de aves exuberantes. Insetos e anfíbios também se destacam, com espécies adaptadas às condições peculiares da serra. Não há um número exato de espécies que habitam o parque, mas 

Em alguns locais do parque, como na encosta voltada para o Vale do Paraíba, há espécies endêmicas como bromélias e orquídeas. Além disso, o parque é uma das quatro únicas localidades onde pode ser encontrada uma árvore ameaçada de extinção, a Buchenavia hoehneana, nativa da Mata Atlântica. 

Atrações turísticas

Rio correndo em meio à mata no Parque Nacional de Itatiaia. João D’Andretta/Wikimedia Commons

Com paisagens exuberantes, o parque é muito procurado por turistas que querem maior conexão com a natureza. No local, existem cerca de 52 trilhas e 12 cachoeiras e lagos para os visitantes. Também é possível realizar escaladas, montanhismo, ciclismo, observação de aves e borboletas e piquenique em áreas permitidas, de acordo com o site oficial do parque. 

Além disso, também é possível pernoitar no parque em abrigos e campings indicados no site, como Abrigo Rebouças, Abrigo Água Branca, camping próximo ao Rebouças e camping selvagem no Abrigo Massena e no Rancho Caído.

FONTE: REVISTA FORUM

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp