28 de abril de 2024 01:13

Cultura em alta em Santana dos Montes: fundada há 18 anos, Escola de Violas Chico Lobo se prepara transformar em orquestra e resgate da identidade de um povo

Há 18 anos, um projeto transforma a vida de dezenas de adultos e adolescentes de diversas idades ao unir educação musical e preservação e resgate da cultura regional, nomeado em homenagem a compositor mineiro.
A Escola de Violeiros Chico Lobo, de Santana dos Montes (MG), ganhou nos últimos anos notoriedade e visibilidade com apresentações em diversos estados levando a diversidade musical mineira. Em uma dessas andanças, com sucesso reconhecido, a escola marcou presença em um Feira Internacional em São Paulo onde ali os músicos conheceram um dos nomes sagrados da viola caipira. O encontro rendeu um projeto de transformar a escola em um orquestras pelas mãos habilidosas e experientes do maestro, música e escritor Rui Toneze, reconhecido nacionalmente em diversos projetos musicais e divulgador exímio da tradição. Rui é fundador e regente da Orquestra Paulistana de Violas Caipira (OPVC), entidade fundada em 1997 com um extenso trabalho musical com gravações de CD’S E DVD’s, entre os quais “Viola in Concert” onde se destacaram-se os arranjos e peças eruditas e da MPB para a orquestra de violas.
Com todo este vasto conhecimento, Rui, acompanhado de Lucas Torneze, músico spalla Orquestra Paulista, desembarcaram em Minas. Spalla é conhecido no meio como chefe de naipe de todos os instrumentos de corda que compõem a orquestra.
Os dois músicos vão desenvolver mais um desafio a frente da Escola na sua transformação em uma orquestra. A aula inaugural da oficina ocorreu na tarde desta quarta-feira quando os mais de 30 músicos recepcionaram Rui e Lucas, com uma aula inaugural no Salão Paroquial ao lado da histórica Igreja de Sant’Ana, exemplar do século XVII.

Eles permanecerão na cidade até domingo (7) na preparação e capacitação dos músicos da escola com aulas teóricas, práticas e novas técnicas musicais, teorias metodologia com o objetivo de organizar os músicos em agrupamentos de naipe, base principal da orquestra.
Rui é responsável pelo desenvolvimento de ao menos 50 orquestras pelo país no Sul, centro oeste e em Minas, chegando a região. “Nosso trabalho é devolver ao interior o ensino oral das violas que ao longo dos tempos se perdeu. Minha intenção é não perder as raízes, os toques originais, preservando os ritmos desde os tempos coloniais. Socializar o uso da viola que é uma paixão e o uso de uma linguagem simples aplicada ao instrumento, dando uma ênfase a prática em conjunto da escola com adoção de novos conceitos e ferramentas musicais”, assinalou Rui.
Após a oficinas de formação musical os monitores permanecerão no aprendizado contínuo com o intercâmbio musical em São Paulo visando o aprimorando das práticas e teorias.
Para o violeiro mestre, Rogério de Castro, que atual como professor há mais de 6 anos a frente da Escola de Música Chico Lobo, a formação da orquestra elevará o padrão musical, aprimorando técnicas e formação dos músicos. “Será uma transformação com um novo conceito e vamos galgar um novo patamar com nossa escola com a implantação da orquestra e ampliação da educação musical”, analisou.
Lei de Incentivo
A vinda do maestro e regente Rui Torneze foi graças a Lei de Incentivo a Cultura (FEC) através do proponente do projeto, Rogério Rodrigues de Castro, e apoio da prefeitura de Santana dos Montes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade