Com foco na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade ambiental, foi desencadeada em São João del-Rei a Operação de Fiscalização de Supressão de Vegetação Nativa. A ação teve como base alvos previamente definidos por meio de sistema de georreferenciamento, permitindo a identificação precisa de áreas com indícios de irregularidades.
Durante as fiscalizações, foram constatadas infrações ambientais que evidenciam o descompromisso de parte da comunidade local com a proteção do meio ambiente, especialmente da flora nativa. As irregularidades identificadas comprometem serviços ecossistêmicos essenciais, como a conservação do solo e dos recursos hídricos, além de contribuírem para a perda de biodiversidade, a degradação ambiental e o agravamento das mudanças climáticas — fatores que impactam diretamente a vida humana e a economia.
Resultados da operação foi de aproximadamente 70 hectares de florestas nativas desmatados com autuações que chegam a R$ 1.213.910,07. Os órgãos responsáveis reforçam que as fiscalizações continuarão e destacam a importância da conscientização e do cumprimento da legislação ambiental para garantir um futuro sustentável para a região.






