×

Homem desmaia após bater a cabeça em pedra e é resgatado em operação difícil na Serra de São José

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados, na tarde desta sexta-feira, dia 02, para o atendimento a uma vítima de queda na Cachoeira do Bom Despacho, localizada na Serra de São José, em Tiradentes. No local, um homem de 45 anos sofreu uma forte pancada na cabeça após cair na cachoeira, vindo a desmaiar. Pessoas que estavam próximas retiraram a vítima de dentro da água e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os primeiros socorros. No entanto, por se tratar de um local de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros também foi chamado para realizar a imobilização e a retirada da vítima.
De acordo com o sargento Bruno, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “por se tratar de um terreno acidentado, esse tipo de situação exige o emprego de técnicas específicas de imobilização e transporte em locais de difícil acesso. Para isso, foi necessário o uso de uma prancha longa e de uma maca do tipo SKED, que possibilita o deslocamento em áreas como essa”.
Ainda segundo os Bombeiros, a vítima apresentava um corte na cabeça, sinais de traumatismo crânioencefálico (TCE) e escoriações pelo corpo. Após ser retirada do local, ela foi encaminhada pelo SAMU para a Santa Casa de Misericórdia, onde permaneceu sob os cuidados da equipe médica de plantão.

Bombeiros alertam para cuidados em cachoeiras
Patrimônio natural da região, a Serra de São José abriga diversas cachoeiras que se tornam ainda mais atrativas durante os períodos de forte calor.
Segundo o Corpo de Bombeiros, esse tipo de atividade requer atenção redobrada. “Locais como esse apresentam diversos riscos que devem ser levados em consideração. O recomendado é sempre procurar regiões com maior circulação de pessoas, que normalmente oferecem mais segurança. Além disso, devem ser evitados saltos perigosos e comportamentos que coloquem em risco a integridade dos banhistas. Por fim, é fundamental ter cuidado durante os deslocamentos, já que o terreno pode ser escorregadio, uma das possíveis causas do acidente ocorrido”, concluiu o sargento Bruno.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp