×

AMAR lança calendário de parede 2026 com um manifesto coletivo pela acessibilidade em Lafaiete

Para encerrar seu projeto “AMAR 25 anos: um Ponto de Cultura, de Leitura e de Memória”, aprovado em um edital estadual da Lei Paulo Gustavo e implantado em maio de 2024, quando comemorou seu Jubileu de Prata, a associação de moradores AMAR está lançando seu já tradicional calendário de parede, que, na edição de 2026 tem uma grande novidade.

Além das ações do plano de trabalho (cursos livres de arte e artesanato, mostras de bordados, publicações, pagamento de aluguel e de custos de manutenção etc.), o edital da LPG determinava que parte dos recursos fosse utilizada em ações de acessibilidade. Sem poder realizar reformas físicas na sede alugada – que a AMAR terá que desocupar até meados de 2026 para uso dos proprietários –, seus dirigentes tiveram a ideia de mostrar, no calendário deste ano, as iniciativas locais que atuam pela acessibilidade das pessoas com deficiência, obesas e/ou idosas.

Com pronta adesão de todos os convidados (7 entidades, 1 coletivo, 2 conselhos e 2 centros de convivência municipais), a publicação registra, valoriza e divulga o trabalho – quase sempre voluntário – de cada grupo, enquanto chama atenção à questão da acessibilidade. Junto às datas, são informados feriados, aniversários dos grupos e datas importantes para as tantas pessoas com necessidades especiais e para os profissionais que lidam com elas. Além de participar gratuitamente, cada iniciativa retratada ainda ganhará uma cota de 25 calendários, que poderá doar, sortear ou vender, conforme sua vontade ou necessidade.

Apesar de tantos avanços quanto a diagnósticos, tratamentos, informações, legislação, direitos, cotas etc., as pessoas idosas, obesas ou com deficiência ainda enfrentam muitíssimas barreiras, visíveis e invisíveis, que impedem a conquista das tão prometidas e sonhadas inclusão e autonomia. “Ao dar visibilidade para tantas demandas, o calendário 2026 da AMAR, mais do que um catálogo de grupos inclusivos locais, acabou se transformando também em um amplo manifesto pela urgência da acessibilidade em nosso município”, avalia Hélcio Queiroz, vice-presidente da AMAR e editor das publicações da entidade desde a sua fundação, em 1999.

O lançamento do “calendário da acessibilidade” acontecerá na próxima 4ª-feira, dia 14/01, às 16h30, no andar térreo do Solar do Barão de Suaçuí. O local possui acessibilidade para cadeirantes e tem entrada franca. Na ocasião, os calendários estarão à venda por R$ 35,00 a unidade. Outras ações devem acontecer ao longo de todo o ano, protagonizadas pelos grupos que aparecem no calendário e que assinam o Manifesto.

MANIFESTO “ACESSIBILIDADE EM LAFAIETE JÁ!”

Preâmbulo: nós, cidadãos e cidadãs, ativistas, organizações sociais e defensores dos direitos humanos, unimo-nos para reafirmar o nosso compromisso inalienável com a dignidade, a igualdade de oportunidades e a plena participação social de todas as pessoas, independentemente de sua idade ou condição física, sensorial ou intelectual. O direito de ir e vir, de comunicar e de acessar bens e serviços é um direito fundamental previsto na Constituição e em legislações específicas, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015) e Lei Geral de Acessibilidade (Lei 10.098/2000).

Reivindicações e Diretrizes de Ação: exigimos a implementação efetiva de políticas públicas e a fiscalização rigorosa da legislação existente, com combate ao capacitismo e ao etarismo e urgente implementação de ações concretas de acessibilidade, em seus variados tipos: atitudinal, arquitetônica e urbanística, metodológica, programática, instrumental, comunicacional, digital e nos transportes.

Conclusão: conclamamos o poder público, iniciativa privada, imprensa, lideranças e toda a sociedade civil a se juntarem a nós nesta luta para que pessoas idosas, obesas e/ou com deficiência tenham seus direitos respeitados e possam viver a vida em paz, com a autonomia e a dignidade que lhes são devidas!”

Assinam o manifesto ‘Acessibilidade em Lafaiete já!’:

  • AMAR – Associação dos Moradores e Amigos da Região;
  • AAPICL – Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de C. Lafaiete;
  • AFAUPA – Associação de Familiares e Autistas Unidos Pelo Autismo;
  • AICOL – Associação dos Idosos de Conselheiro Lafaiete;
  • AMUPD – Associação de Mães Unidas pela Pessoa com Deficiência;
  • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;
  • ASSULAR – Associação dos Surdos de Conselheiro Lafaiete e Região;
  • Fundação Olhos D’Alma;
  • Grupo Trem da Vida;
  • CMDPD – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
  • CMI – Conselho Municipal do Idoso;
  • Centro de Convivência do Idoso “Ser Maior”;
  • Centro de Convivência para Pessoas com Deficiência.

Conselheiro Lafaiete, MG, 01 de janeiro de 2026.”

Serviço:

  • Lançamento do calendário “Acessibilidade em Lafaiete já!”
  • Local: andar térreo do Solar do Barão de Suaçuí, atual sede da Secretaria Municipal de Cultura
  • Endereço: Rua Barão de Suaçuí, 106 (ao lado do EPA), Conselheiro Lafaiete, MG
  • Data e horário: dia 14/01, 4ª-feira, às 16h30
  • Entrada franca e acessibilidade para cadeirantes
  • Preço do calendário: R$ 35,00 (formato 30 x 42 cm, impresso em cores sobre papel reciclado, com 14 folhas (capa, introdução e 12 folhas mensais, cada uma com uma iniciativa local em prol da acessibilidade)
  • Realização: Ponto de Cultura AMAR, Lei Paulo Gustavo (LPG 07/2023), governos estadual e federal
  • Apoio: Secretaria Municipal de Cultura

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp