A proposta que reorganiza a estrutura administrativa da Prefeitura de Lafaiete ainda não foi votada pela Câmara Municipal. O Projeto de Lei Complementar 3/2026 entrou na ordem do dia na quinta-feira, 1º de outubro, mas teve a análise adiada após pedido de vista do vereador Pedro Américo de Almeida, o Pedrinho do PT.
De autoria do Executivo, o projeto estabelece uma nova organização para a administração municipal e define princípios, diretrizes de gestão, competências dos órgãos e a estrutura de funcionamento da Prefeitura. A matéria já recebeu pareceres das comissões legislativas e chegou ao plenário com parecer favorável.
A reforma administrativa tramita na Câmara desde o início do ano e passou por diferentes etapas de análise. Em junho, o prefeito encaminhou uma mensagem de emenda ao texto original. A alteração também permanece vinculada ao projeto e recebeu, em 1º de outubro, a mesma situação de adiamento por uma sessão ordinária em razão do pedido de vista.
O assunto já havia provocado questionamentos no Legislativo. Em agosto, um requerimento aprovado pela Câmara pediu ao Executivo informações sobre o estágio da reforma, as etapas concluídas, o cronograma e as providências ainda pendentes. O documento mencionava ainda o adiamento de uma audiência pública que seria destinada à apresentação e discussão da proposta.
Com o pedido de vista, o PLC 3/2026 permanece no plenário e aguarda nova apreciação dos vereadores. A próxima sessão ordinária da Câmara está marcada para terça-feira, 6 de outubro.



