O novo programa do governo, o ‘Desenrola’, deve ser aprovado hoje e prevê a renegociação de dívidas de quem fez o consignado do Bolsa Família. Entenda mais!
O novo programa do governo, que foi uma promessa de campanha do presidente Lula (PT), o ‘Desenrola’, deve ser aprovado hoje (6). O programa prevê a renegociação de dívidas de famílias que fizeram o consignado do Bolsa Família, na época chamado de Auxílio Brasil.
Além disso, a Caixa Econômica Federal (CEF) suspendeu definitivamente o consignado do Bolsa Família há alguns dias. Isso porque o serviço passava por uma revisão desde janeiro de 2023. Entretanto, após análises, a CEF optou por não oferecer mais o serviço aos beneficiários.
O ‘Desenrola’, programa de renegociação de dívidas do governo, vem justamente para ajudar quem fez dívidas, como a do consignado do Bolsa Família, e agora não consegue quitar. Dessa forma, a depender da decisão de Lula hoje, o programa pode sair do papel.
Entenda o programa que pode ajudar quem contratou o consignado do Bolsa Família
Fernando Haddad (PT), Ministro da Fazenda, foi quem desenvolveu o programa. Segundo Haddad, o programa está pronto, só depende da validação de Lula. Dessa forma, o atual presidente deve assinar o aval para liberar o programa ainda nesta segunda-feira (6).
O ‘Desenrola’ surgiu para a renegociação de dívidas de até R$5 mil e para famílias com renda de até dois salários mínimos. Além disso, acontecerá por meio de leilões com empresas, assim, aquelas que ofertarem os melhores descontos entrarão no programa.
Depois, os beneficiários poderão acessar, por meio de um aplicativo, se as suas dívidas foram renegociadas no leilão. Se sim, o próprio aplicativo dá opções de pagamento em até 60 vezes.
Endividamento de famílias brasileiras
Segundo dados do Serasa, cerca de 70 milhões de famílias brasileiras têm dívidas. Além disso, esse número cresceu muito durante a pandemia da Covid-19. O empréstimo consignado do Bolsa Família, que na época era o Auxílio Brasil, deixou muitos brasileiros endividados.
Sendo assim, quem tem dívidas e deseja quitá-las, basta aguardar os próximos passos do governo com o ‘Desenrola’. Entretanto, é importante ressaltar que, assim que for aprovado, o programa ainda precisa sair do papel, o que pode demorar um pouco mais de tempo.
FONTE SEU CREDITO DIGITAL