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Estudo identifica ao menos 7 pontos de alta circulação de veículos que travam melhoria na mobilidade urbana

Com baixa participação popular, a prefeitura e a empresa Líder Engenharia e Gestão de cidades apresentaram em audiência pública no plenário da Câmara, o diagnóstico do plano de mobilidade urbana de Lafaiete. Ele é composto de 6 etapas e um total de 4 audiências. O relatório final com as propostas de mudanças viárias e intervenções no trânsito será entregue até julho de 2023. O diagnóstico apresentado foi elaborado por técnicos de diversas áreas através de entrevistas, pesquisas e estudos do sistema de transporte de Lafaiete a partir da circulação, frota, sinalização, etc, levando-se em conta os pontos de convergências como hospitais, supermercados, universidades, órgãos públicos, etc.

Frota

Lafaiete chegou a 82.486 habitantes para uma população, segundo prévia do censo/2022, de 134.437. Isso mostra que 63% dos moradores possuem um veículo individual, uma alta taxa de carros per capita.

Gargalos

Para delimitar o mapa de fluxo urbano a cidade foi dividida em 7 setores e entrevistadas 2 mil pessoas sobre a partida e destino. Sete pontos nevrálgicos foram pesquisados de intenso fluxo que travam o trânsito Lafaiete. No Supermercado BH, no Santa Efigênia, com 10 sentidos de via, o pico de uma hora chega a cerca de 2,5 mil veículos em circulação. Já no Paulo VI, entroncamento com a BR 040, são em média em uma hora, 2,2 mil carros em fluxo em horários de alta circulação. A pesquisa foi feita pela Líder Engenharia em janeiro deste ano e são as áreas de maior circulação em Lafaiete em horário de pico.

Em relação às calçadas, o estudo preliminar apontou que 43% está em boa conservação e 20% em péssimo estado. 73% delas não tem acessibilidade e apenas 14% tem pisto tátil. O sistema cicloviário é usado apenas 22% de pessoas que se destinam ao lazer e ao trabalho e Lafaiete não dispõe de pistas para incentivo ao transporte alternativo.

Transporte coletivo

Foram feita cerca de 400 entrevistas diretamente com usuários do transporte público que funciona com 19 linhas, 42 veículos (32 em operação e 8 na reserva). Os lafaietense relataram boa cobertura do serviço com bom nível de satisfação. As principais críticas são em relação aos poucos ônibus aos finais de semana e no horário após às 20:00 horas. O valor da tarifa está dentro de um patamar aceitável.

Fretamento

A pesquisa apontou chegam a área urbana de Lafaiete circulam diariamente em média 170 ônibus de fretamento coletivo de empresas como Vale, Gerdau, CSN, etc.

Execução

Na próxima audiência a Líder Engenharia vai apresentar as soluções para o sistema viário e propor obras. Uma empresa está sendo contrata para executar as intervenções. “Estamos propondo um novo patamar para o trânsito e sua gestão em Lafaiete, disse o engenheiro Marcos, Líder Engenharia.

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