Um suposto caso de sarampo deixou em alerta as autoridades de saúde em Piranga e espalhou pânico aos moradores. Segundo informações, na quarta feira (27), deu entrada na Unidade Básica de Saúde Dr Sólon uma criança de 5 meses com sintomas característicos de sarampo, como tosse, coriza, febre e exantema.
Após atendimento, a médica entrou em contato com a Vigilância em Saúde do município que imediatamente tomou as providências cabíveis com isolamento da criança, vacinação de todas as pessoas que estavam na unidade e que não comprovaram vacinação contra o sarampo e realizado também o bloqueio de todos os contatos da criança. Após estas medidas e liberação de vaga, ela foi encaminhada para o CGP – Centro Geral de Pediatria em Belo Horizonte.
Ontem (30), veio o alívio, quando o departamento Municipal de Saúde de Piranga comunicou que a criança recebeu hospitalar. “O diagnóstico laboratorial da amostra de sangue da criança teve como resultado “não reagente”, isto é, caso descartado para sarampo”, afirmou a nota divulgada.
Orientações e vacinas
O departamento de saúde informou que que a única proteção eficaz contra o sarampo é a vacinação, disponível em todas as unidades de saúde e que o cartão de vacinas deverá estar em dia
Surto
Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado esta semana contabiliza 2.331 casos confirmados de sarampo no país nos últimos três meses