Na última segunda-feira (17), o deputado estadual Glaycon Franco realizou uma visita técnica ao “Prédio da Santinha”, em Conselheiro Lafaiete, a fim de dar continuidade às discussões sobre a implantação da escola do SENAI na cidade. Na visita, estiveram presentes o prefeito Mário Marcus, o representante da MRS Logística em Conselheiro Lafaiete, Sérgio Carrato, além de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e de representantes do SESC, Senac, Senat e Sebrae.
A implantação do ensino profissionalizante do SENAI em Lafaiete já foi discutida em outros momentos, mas impedimentos como a ausência de infraestrutura que comporte as dependências do projeto foram apontadas como um dos empecilhos para prosseguimento da implementação. No ano de 2020, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinalou em conversa com a Comissão Extraordinária Pró-ferrovias da ALMG, da qual o deputado Glaycon Franco é membro, a disponibilidade de cessão de espaço físico para que a instalação fosse de fato concluída.
Na visita realizada, o deputado Glaycon Franco ressaltou a relevância da implantação do SENAI em Lafaiete: “O SENAI é um dos maiores centros de formação profissional do mundo, estando presente em mais de 2 mil municípios brasileiros. Segundo o censo realizado em 2010 pelo IBGE, Lafaiete tinha aproximadamente 117 mil habitantes (com estimativa de 129 mil em 2021), sendo que quase 30 mil desses eram jovens-adultos e tinham idade entre 15 à 29 anos. O ensino profissionalizante oferecido pela rede do SENAI é uma excelente alternativa para a profissionalização dos jovens lafaietenses,” afirmou o deputado.
Atualmente, o “Prédio da Santinha”, visitado pela comitiva técnica que avaliou as condições estruturais, está sob domínio do DNIT, entretanto, está sob concessão para a MRS.
O Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI)
O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Desde sua criação, em 1942, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria. Ele está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros e oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica, presenciais e a distância.