O índice não mede exatamente a qualidade de vida, mas tem indicadores atrelados a um melhor desenvolvimento humano como longevidade, educação e renda de todas as cidades brasileiras
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um ranking das melhores cidades brasileiras para morar. O índice não mede exatamente a qualidade de vida, mas tem indicadores atrelados a um melhor desenvolvimento humano como longevidade, educação e renda de todas as cidades brasileiras. A lista considera não só o município mas também o entorno, com as regiões metropolitanas.
No levantamento realizado pela ONU, São Paulo (incluindo região metropolitana), ficou com a primeira colocação, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.842. Seguida por Florianópolis 0.833, Curitiba, com o IDH na casa dos 0.810. Belo Horizonte (e região metropolitana) estão na quinta colocada com 0.797. Logo atrás do Rio de Janeiro, com o IDH de 0.805.
O IDH dos município vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. Os municípios que alcançaram a marca acima de 0,8 são classificadas por possuir índice “muito alto”.
Confira abaixo as 10 melhores cidades e região metropolitana para morar no Brasil:
- São Paulo (SP);
- Florianópolis (SC);
- Curitiba (PR);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Belo Horizonte (MG);
- Vitória (ES);
- Porto Alegre (RS);
- Goiânia (GO);
- Cuiabá (MT);
- Recife (PE).
A pesquisa foi divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) . Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Pnud Brasil, Ipea e FJP, 2022.
FONTE O TEMPO