A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada para apurar possíveis irregularidades nos recursos aplicados para o enfrentamento do Covid-19, em Lafaiete, e denúncias de “fura-filas” na vacinação, retomou nesta semana seus trabalhos, após recesso parlamentar.
Uma das mais polêmicas comissões criadas nos últimos 20 anos vem rendendo amplas discussões e movimentos os bastidores políticos e acirrando a tensão entre os dois poderes.
Ontem (3), o Presidente da CPÌ, o Vereador André Menezes (PL), afirmou que as oitivas serão abertas a Procuradoria e seus representantes.
Por força de Liminar, a Justiça obrigou a participação de membros da prefeitura nos depoimentos. O caso ainda está nas barras dos tribunais já que a Câmara recorreu da decisão provisória.
André disse que a CPI vem analisando cerca de 8 mil documentos e aguarda dezenas de ofícios enviados em busca de respostas. “Vamos retomar as oitivas agora com a presença dos representantes da Procuradoria. Nós entendemos que o sigilo até então definido é constitucional e garantiria os nomes dos depoentes e citados. A intenção preservar e não expor nomes”, justificou.
André rechaçou clima de perseguição pela CPI. “Nosso papel é fiscalizar as denúncias e são muitas que estamos investigando. Estamos trabalhando de forma idônea, lisura e transparência e no final dos trabalhos todos terão acesso ao relatório final com todos os nomes”, assinalou.
Abrir ao público
Outra informação adiantada pelo Vereador é de que há possibilidade da população participar dos depoimentos e até mesmo a transmissão on line nas redes sociais. “Estamos analisando estas questões e vamos decidir conjuntamente com os 5 membros da CPI”, comentou.
Segundo ele, aos menos 10 novos depoimentos devem ocorrer nas próximas.
Relatório
No dia 7 de maio, foi instalada a CPI do Covid-19 e no dia 29 de julho foi divulgado o relatório parcial que apontou irregularidades, desperdício de dinheiro público, má gestão, falta de equipamentos e medicamentos no Hospital de Campanha.
Na cronologia dos fatos, diversos depoentes foram demitidos e pediram demissão quando a Câmara denunciou clima de caça às bruxas.
Cobranças
Por unanimidade, os vereadores aprovaram um requerimento exigindo do Prefeito Mário Marcus, Vice-Prefeito, Marco Antônio, Secretária Municipal de Saúde, Rita Kássia, o Procurador Geral, Cayo Noronha, informações acerca das providências que foram tomadas em relação ao Relatório Parcial da CPI n9 00212021 (CPI – COVID).
O relatório parcial da CPI foi enviado a Polícia Federal e ao Minist5ério Público Federal
Leia mais