Abram as cortinas: festival de teatro traz 80 espetáculos e promete agitar o inverno dos lafaietenses com arte, cultura e diversidade

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O festival faz parte da agenda do lafaietense”. Assim resumiu o teatrólogo Geraldo Lafayette, e criador do Festival de Teatro de Conselheiro Lafaiete (FACE), ao comentar a sua própria criatura que saiu da adolescência e entrou na fase da juventude completando 19 edições, dignas de louvor e merecimento pela tenacidade, organização e superação. São poucos eventos desta envergadura que conseguem se manter vivo e pleno vigor e crescimento.

Festival se consolidou no calendário cultural da região e do Estado/DIVULGAÇÃO

Hoje, às 14:00 horas,  “Chapeuzinho Vermelho” será o primeiro espetáculo  a subir nos palcos do XIX FACE e abrirá a fase regional contando 26 apresentações até na terça feira, (16) com grupos de diversas cidades, como Congonhas Carandaí, Entre Rios de Minas, Queluzito e Cristiano Otoni. A Casa de Teatro, de Lafaiete, será representada com 6 espetáculos inéditos.

A fase nacional, que começa na quarta feira, dia 17, com a abertura oficial do FACE, terá no total 54 espetáculos reunindo grupos de 9 estados.  Tem artistas saindo de Manaus (AM) e vão rodar mais de 3 mil km para se apresentarem em Lafaiete. Para a arte, a distância é insignificante e serve de motivação. O último espetáculo do FACE será infantil com a peça “Vida de Brinquedo”, do grupo de Lavras (MG).

Avaliação

Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, está à frente do Face desde as primeiras edições/CORREIO DE MINAS

O público estimado do FACE gira em torno de mais de 20 mil espectadores nos 9 dia de festival. Ao todo são mais de 500 pessoas diretamente ligadas ao festival entre artistas, diretores, etc. Somente a organização conta com 100 voluntários. O Município apoia em estrutura e logística. O financiamento do FACE veio de recurso da Lei de Incentivo a Cultura de Minas, através do “Circuito Minas de Teatro”, além do grande apoio do comércio lafaietense que neste ano abraçou ainda mais o festival. Um novo colorido toma a cidade durante o FACE. Lafaiete se transforma na capital mineira do teatro amador. “O festival faz parte da agenda dos lafaietenses que incorporam em suas vidas do festival. È um momento de ebulição da arte, através de um intercâmbio cultural sem precedentes. O festival muda a rotina da cidade e tem a cara de Lafaiete e isso é motivo de orgulho para todos nós”, avaliou Lafayette.

A história

Timidamente iniciado no ano de 2000, o Festival não tinha a intenção de chegar à sua décima nona edição, que deveria ser a vigésima, no entanto, em 2011 ele não foi promovido. Também não foi planejado, alcançar os resultados obtidos até aqui, tanto no que diz respeito à aceitação popular, quanto na credibilidade junto ao comércio, meios de comunicação, empresários, administradores, poder público e autoridades. Com realização praticamente consecutiva tem público garantido, sendo esperado por todos na cidade. Os espaços são pequenos para atender ao público que enfrenta filas para assistir aos tantos grupos de fora. “O evento já sinaliza de que a cidade precisa de um novo e melhor espaço físico para as artes cênicas”, sugeriu Lafayette.

Comédia, dramas, literários, solos, infantis e este ano Palhaços,  o FACE é uma cortina que se abre para todas as manifestações teatrais. De tudo um pouco passa pelo festival. Desde os mais experimentais e surreais espetáculos, até os mais populares, escrachados e debochados gêneros. Artistas jovens, adolescentes, adultos, experientes e iniciantes vislumbram no FACE o poder do encontro, da troca, do debate e do aprendizado. A região cresceu em Teatro através do FACE; prova disso o aumento de grupos de teatro em Lafaiete e a criação de grupos e festivais no entorno de Conselheiro Lafaiete. Cristiano Otoni, Carandaí, Queluzito, São Brás de Suaçuí, Mariana, Ponte Nova, Rio Espera, Congonhas já criam seus palcos alternativos e fomentam seus artistas.

Mais de mil espetáculos em 19 anos

Presente maciça de público é marca do festival/DIVULGAÇÃO

Ao longo deste tempo, mais de mil espetáculos já foram apresentados à Lafaiete. Este ano, serão 80 espetáculos. Muitos grupos viajaram horas para estarem  aqui, o número de artistas e público se tornaram incalculáveis. O certo é dizer que o FACE mudou a face da nossa cidade, dando-lhe um colorido diferente no mês de julho. Famílias saem de casa, crianças, correm de um local para o outro atrás de uma história, de um palhaço… e aplaudem… aplaudem o artista e sua arte.

2019 chega trazendo o XIX FACE. Do dia 13 em diante, até domingo 21,   o Teatro vai se espalhar pela cidade, contagiar a todos e fazer com que mais uma vez Lafaiete comemore a chegada do inverno e desse  belo encontro com a arte. Este ano, 56 cidades, 493 artistas, 09 Estados,  estarão participando com 80 espetáculos, dos mais diversos. Além dos nossos artistas e  grupos lafaietenses.

Oficinas também serão oferecidas durante o festival para quem se interessar. As informações sobre oficinas podem ser obtidas através do telefone 31 3761 0751 na Casa do Teatro.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *