26 de abril de 2024 04:08

Belo Vale celebra festa de Sant’ana mas comemorações serão online

Belo Vale está em feriado municipal hoje (26), instituído pelo Artigo 3º. da Lei 603, para veneração de seus habitantes à Mãe de Maria: Sant’Ana. A tradicional Festa de Santana, organizada pela Paróquia de São Gonçalo, é comemorada, anualmente, nos dias 25 e 26 de julho, no povoado de Santana do Paraopeba.
Mas neste ano, a festa será realizada de uma maneira inédita em função pandemia. As novenas e missas serão realizadas sem a presença de fieis mas somente através das redes sociais, ficando a proibida a visita ou permanência no local.

O templo

Imagem de Sant’Ana ficou exposta na frente a Paróquia de São Gonçalo / DIVULGAÇÃO

Em estilo eclético e de traços representativos do barroco mineiro, a capela é administrada pela “Associação dos Zeladores da Igreja de Santana”. Está localizada no alto de uma colina, com adro gramado e cercado por muro de pedras secas. Embora bastante danificada, conserva, ainda peças significativas de sua originalidade. O município de Belo Vale, em parceria com o Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) está desenvolvendo um projeto arquitetônico de restauro, para revitalizar o patrimônio religioso de grande valor histórico e artístico, tombado a nível municipal. Não há previsão para o início das obras.

História
“Construída de taipa em 1692 pela Bandeira de Fernão Dias, com o nome primitivo de São Pedro do Paraipeva, foi destruída pelas chuvas em 1730 e, reconstruída pelo Sr. Sobreira, ficou pronta em 1735. Marco da civilização em Minas Gerais, foi o segundo pouso da Bandeira que desbravava os sertões em busca das esmeraldas. Em 1763, era Santana do Paraopeba uma das mais importantes freguesias de Minas”, Jornal O Belo Vale, 1938.

Restauro do Igreja de Santana / DIVULGAÇÃO

Tragédia causou morte de 59 romeiros
Na noite de domingo, do dia 26 de julho de 1987, um ônibus da Viação Transnazaré, retornava da Festa de Santana pela BR-040. No quilômetro 561, próximo ao “Topo do Mundo”, fez uma ultrapassagem irregular e atingiu de frente, outro ônibus da empresa Transmoniz, de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o qual voltava de uma festa em Diamantina, MG. O acidente causou a morte de 59 romeiros, em sua maioria belovalenses, que residiam na região industrial, a oeste de Belo Horizonte.

A reforma
A Prefeitura de Belo Vale através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e em parceria com a Paroquia de São Gonçalo, realizam as obras de restauro da parte estrutural da histórica capela que é dedica a Santa Ana, avó materna de Jesus.
A assinatura do contrato com a empresa responsável pela restauração da referida capela, aconteceu no dia 19 de setembro de 2019. As obras de restauro foram iniciadas no dia 25 de setembro 2019 e compreendem o restauro dos alicerces, parte elétrica, hidráulica e restauro de todo madeiramento e telhado. A empresa responsável pela execução das obras de restauro é a empresa Restaurare que foi a vencedora do processo licitatório, esta empresa já executou obras de restauro em Belo Vale na Capela de Boa Morte, Fazenda Boa Esperança e recentemente, na Igreja Matriz de São Gonçalo.
O prazo para a execução da obra é de aproximadamente 08 meses, com valor inicial de R$ 838.386,85.

  • Foto Capa: Tarcício Martins (colaboração em texto)

Leia mais

Feriado municipal: Belo Vale celebra festa de Sant’ana e São Joaquim e atrai multidão

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade